Publicidade

01 de Junho de 2014 - 06:00

Técnico da Seleção acompanha de perto cada detalhe do trabalho dos atletas e da imprensa

Por LEONARDO COSTA - REPÓRTER FOTOGRÁFICO

Compartilhar
 

O clima é de alegria e união antes, durante e depois dos treinos em Teresópolis

Morada dos vinte e três brasileiros encarregados da conquista do hexa pela Seleção Brasileira, a Granja Comary, em Teresópolis (RJ), está de cara nova e respira o clima de Copa do Mundo. O ar de tranqüilidade das montanhas contrasta com o frisson da presença dos jogadores celebridades mundiais. No sopé do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o verde do entorno e os moradores das ruas vizinhas abraçam a casa dos comandados do Felipão.

Os jornalistas não têm acesso a todos os ambientes da moradia, ficam restritos aos "quartos de entrada" - tendas amplas - localizados bem ao lado do estacionamento repleto de caminhões de transmissão. A internet é de qualidade, tem cappuccino, leite com chocolate, espaço para carregar o seu celular e conectar seu notebook, lavanderia, barbearia e sobra espaço até para o lazer, com uma salinha com TVs e games de futebol para a diversão dos companheiros de profissão. Mesmo com toda tecnologia e modernidade, o banheiro fica do lado de fora, como nas casas de antigamente.

O cômodo mais amplo da área da imprensa também é o mais importante. Um tablado, incontáveis cadeiras e o palco iluminado recebem comissão técnica, astros da Seleção de futebol, ícones do jornalismo esportivo e a última tecnologia de câmeras e transmissão. Em cada movimento do entrevistado, o som dos cliques das máquinas fotográficas toma conta do ambiente, um sorriso, um gesto e até caretas. Do lado de fora, nos verdadeiros palcos - os campos de treinamento - o som se repete, só que agora misturado com a histeria dos moradores das ruas vizinhas, que gritam a cada tchauzinho de Neymar, David Luiz e companhia.

A harmonia entre os moradores é visível na residência, tanto pela parte dos jogadores quanto na área da imprensa. Piadas, risadas e brincadeiras tomam conta do ambiente descontraído, mas na hora do trabalho a coisa fica séria. No campo é possível ver o elo de amizade entre alguns atletas. Neymar não larga Daniel Alves, Fred e Hulk só fazem exercícios juntos, Bernard e Jô também estão sempre em dupla. Fora das quatro linhas, Felipão e Parreira também seguem lado a lado, botando ordem na casa.

Dentro e fora do campo fica bem claro que quem manda na casa é o experiente Luiz Felipe Scolari, já detentor de um título mundial, inédito para todos os seus convocados. Da antiga e tradicional "roda de bobinho" dos atletas até a localização dos cinegrafistas e fotógrafos, tudo passa pelo chefe da residência. Os dedos de comando e experiência de Felipão ficam claros a todo momento, soberano, como o "Dedo de Deus", pico que emoldura o cenário da Casa do Felipão.

Área de trabalho da impresa
Tribuna acompanha treino na Granja Comary
Neymar treina na Granja Comary
O espaço concorrido de quem busca a melhor imagem
Felipão e Parreira sempre atentos a cada detalhe da Granja
A vista do pico Dedo de Deus da área destinada à imprensa
Circulação de jornalistas na área de imprensa
Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprovou a seleção convocada por Dunga?