Publicidade

27 de Março de 2014 - 17:04

Revezamento da Colômbia conquista o primeiro caneco em Barbacena; time nacional, que teve Roberta Stopa, fica em terceiro

Por Wallace Mattos

Compartilhar
 
Roberta Stopa ficou em terceiro lugar
Roberta Stopa ficou em terceiro lugar

Começou com vitória estrangeira e medalha para o Brasil a disputa do Pan-Americano de Mountain Bike 2014, em Barbacena. O time da Colômbia venceu a prova de revezamento por equipes disputada nesta quinta à tarde nas trilhas do entorno do Parque de Exposições Senador Bias Fortes, subindo ao lugar mais alto do primeiro pódio da competição que vai até domingo. Em segundo lugar ficou a equipe da Argentina e, em terceiro, o Brasil, com uma representante juiz-forana: a ciclista Roberta Stopa (Damatta/Dabomb/X-Fusion).

A decisão do técnico da equipe brasileira de mountain bike de poupar os atletas que participaram dos Jogos Sul-Americanos, no meio de março, do revezamento no Pan de Mountain Bike abriu espaço para Roberta integrar o time que representou o Brasil ao lado de Luiz Henrique Cocuzzi (sub-23), Erick Bruske (junior) e Ricardo Pscheidt (elite masculina). Segundo a local, terceira a largar na disputa da prova, o embate com as outras meninas foi feroz, e a pista exigiu bastante de todos.

"Nosso time entregou na frente na primeira volta (com Luiz Henrique), e recebi em segundo do Erick. Quando saí, a atleta do México já estava emparelhada comigo, batemos guidão e tudo. Fiz muita força no início, pois essa é uma prova cruel, na qual você tem de dar tudo pois só tem uma volta. Acabei pagando o preço mais à frente e caindo outras duas colocações. Entreguei para o Pscheidt em quinto, ele conseguiu recuperar esses dois postos, e conquistamos a medalha de bronze. Foi bom que abrimos com uma medalha", contou Roberta.

A local volta a entrar em ação no domingo à tarde, na principal prova do cross country do fim de semana. Ela é uma das representantes brasileiras na elite feminina, largando para a disputa às 13h. Já o também juiz-forano Daniel Grossi (Guma/Groove/Mr.Tugas/Inspire) estará defendendo as cores do Brasil na elite masculina, que começa às 15h15, encerrando o fim de semana de disputas em Barbacena.

Na sexta

Nesta sexta, o cross country tem, pela da manhã, a disputa das categorias master e juvenil, entre 8h30 e 12h30, valendo medalha. À tarde, as atenções se voltam para o downhill que, a partir das 13h, terá sua tomada de tempo, definindo a ordem de largada de todas as categorias da modalidade no dia seguinte. Amanhã, as faixas etárias do cross country voltam a dominar o início das disputas, com a divisão feminina e masculina júnior, entre 9h e 12h30. O downhill começa às 13h, definindo os campeões pan-americanos até o fim do dia. No domingo, além da elite do cross country à tarde, estão previstas a categoria sub-23 feminina, às 9h, e, logo em seguida, às 11h, é a vez da mesma faixa etária na masculino.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?