Publicidade

23 de Março de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Os ciclistas juiz-foranos estarão em ação hoje em Araxá, nas trilhas do Tauá Grande Hotel, um dos mais famosos resorts mineiros. Na primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, competição válida pelo ranking da União Ciclística Internacional (UCI), quatro competidores locais estarão na disputa pelo título da elite ao lado dos principais atletas de Minas Gerais, concorrentes de outros estados e até mesmo participantes estrangeiros. A largada para a primeira das quatro voltas da principal prova do fim de semana, em circuito de cerca de 5km, acontece a partir das 14h e nela estarão Roberta Stopa (Damatta/Dabomb/X-Fusion), Frederico Zacharias (Higeia), Daniel Grossi (Guma/Groove/Mr. Tugas/Inspire) e Thiago Aroeira (Isapa/Oggi/Shimano).

A principal esperança de título entre os juiz-foranos está com a única mulher da turma. Atleta da Seleção Brasileira permanente de mountain bike desde a última temporada, Roberta Stopa está na elite feminina, começou a temporada com um pódio na estreia da Taça Brasil, em Campo Largo, no Paraná, no dia 9 de março, e espera brilhar também na primeira etapa da Copa Internacional 2014. "Fiquei feliz com meu resultado em Campo Largo. Usei a prova como um teste mesmo, um termômetro para ver como eu e minhas concorrentes estávamos. Voltei de lá sabendo o que tinha que melhorar, fiz os ajustes nos treinos e evoluí. Agora é colocar em prática nessa que é uma das competições mais importantes da temporada. Pretendo dar o meu melhor e estou na briga pelas primeiras posições", destaca a juiz-forana, que acredita que a presença de atletas do Equador em Araxá vai elevar o nível da disputa.

Feliz com a preparação até aqui, Roberta não tem sentido o peso da idade e quer dar trabalho à nova geração. Vivendo duas semanas importantes no ano de 2014, a ciclista de Juiz de Fora ainda planeja uma grande competição para o segundo semestre e tem que estar atenta às convocações para representar o Brasil fora do território nacional. "Me sinto bem comigo mesma. São 34 anos e 20 dedicados ao mountain bike, e estou dando calor nas meninas mais novas ainda. Se vacilarem, venço. Sei que a vida é um ciclo, mas enquanto puder andar na frente, elas vão ter trabalho para me vencer. Fiz meus treinos voltados para a Copa Internacional deste fim de semana e o Pan-Americano de Mountain Bike, no próximo fim de semana (entre 28 e 30 de março), em Barbacena. São as duas provas mais importantes do semestre. Na segunda metade do ano teremos o Campeonato Brasileiro, e eu espero ser convocada para algumas etapas da Copa do Mundo que começa em abril e vale pontos para buscarmos uma vaga para o país nas Olimpíadas de 2016, quem sabe duas", projeta a local.

Homens

No masculino, a missão de Thiago, Frederico e Daniel na superelite é mais dura. Aroeira é o melhor colocado entre os locais no ranking internacional atualmente, ocupando a 554ª posição, seguido por Grossi, em 758º. Zacharias não pontuou na classificação da UCI. Os juiz-foranos não estão entre os favoritos para chegar nas primeiras posições, apesar da vontade de surpreender. Para conquistar um lugar no pódio, terão que desbancar nomes de destaque no cenário nacional, como o petropolitano Henrique Avancini, o gaúcho Ricardo Pscheidt, o paulista Edvando Cruz, além do ciclista de Poços de Caldas Rubens Donizete Valeriano.

E não só os atletas de elite juiz-foranos estarão em ação em Araxá hoje. Antes da turma das principais categorias da Copa Internacional tomar a pista, a cidade terá competidores nas faixas etárias, com largada prevista para as 10h. Na divisão para portadores de necessidades especiais, Walmir Terra (Bellini) será o representante local. Roger Silva (Movimec Socabota/Treine BR/X-Fisio) estará na sub-17; Vitor Pereira (Inspire), na sub-35; Robson Aloisio (AFA/Guma/Mr. Tugas/Move It/ERT), João Erildo Silva (Movimec Socabota/Treine BR/X-Fisio) e Euso da Silva (Movitec Socabota), na sub-45; e Ricardo Leite (Pulse/Pinabikes/Bossi), na sub-50.

Entre os amadores, que largam a partir das 8h, outros quatro ciclistas de Juiz de Fora vão para a pista. São eles: Marcelo Fontes (Camilo dos Santos), Bruno Dutra (JD Imoveis/Inspire), Osni Moreira Júnior (OCM Bike) e Anderson de Souza (AFA Bikes/Ceps/Mecânica Campos/Viver).

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a retirada das pinturas de Lucio Rodrigues dos pontos de ônibus?