Publicidade

25 de Março de 2014 - 07:00

Em vídeo, preparador físico e professor universitário Anderson Occhi comenta os principais desafios da prova de 10km pela Av. Deusdedit Salgado

Por Guilherme Arêas

Compartilhar
 

O 28º Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua será oficialmente aberto neste domingo (30), com a realização da 3ª Corrida da Saúde. Cerca de 1.800 atletas profissionais e amadores são esperados para percorrer os 10km da prova principal e os 4km da caminhada, voltada para os iniciantes na prática. As inscrições já foram encerradas. O percurso será igual ao do ano passado, com largada na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (Suprema), às 8h, seguindo pela Avenida Deusdedit Salgado até a UPA de Santa Luzia, pelo novo acesso. O retorno é feito pela mesma avenida, voltando à faculdade.

A Tribuna convidou o preparador físico e professor universitário Anderson Occhi para comentar os principais desafios que os competidores terão pela frente. Para quem está iniciando na corrida ou prefere não se arriscar numa prova de 10km com subidas que vão exigir grande esforço, a dica é percorrer distâncias menores. "Procure, junto com um educador físico ou seu treinador, se preparar para percursos que sejam gradativos, e, assim, você pode terminar percursos maiores até o final da temporada, sem risco de lesão."

Mais do que estimular a competição entre os atletas de elite que disputam o ranking, a corrida tem o propósito de incentivar a saúde por meio da prática esportiva. Por isso, também é reservado um momento para que crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos participem de provas com distâncias que variam entre 50 e 800 metros.

 

Orientações

As provas do ranking de corridas de Juiz de Fora têm conseguido manter as largadas nos horários previstos, controlando possíveis transtornos no trânsito e até mesmo protegendo os atletas de correrem em horário de exposição solar mais forte. Para que a pontualidade britânica se mantenha na que já foi chamada de Manchester Mineira, o coordenador de esportes da Faculdade Suprema, Dirceu Ribeiro, orienta que os competidores cheguem ao local com antecedência. "Essa é uma das poucas provas que oferecem estacionamento fechado para os atletas." A entrega do kit acontece no sábado, das 8h às 18h, na própria faculdade. Já a retirada do chip será feita de 6h as 7h30 de domingo, pouco antes da largada.

 

A próxima

A corrida que dá sequência ao ranking já está com inscrições abertas. Os interessados em participar da 4ª Corrida e Caminhada da UFJF podem se inscrever até o dia 13 de abril, pelo valor de R$ 40. A partir desta data até o dia 21 de abril o preço passa para R$ 60. A prova acontece no último final de semana de abril, nos dias 26 e 27. A corrida para as crianças acontece no sábado, 26, a partir das 9h, na pista de atletismo do Centro Olímpico da UFJF. Podem participar crianças de 11 a 15 anos. Já os adultos correm e caminham no domingo, 27. A largada será às 8h, e o percurso terá 7km.

As inscrições estão sendo feitas no restaurante Salsa Parrilla do Campus da UFJF, na Terrabike (Rua Roberto de Barros 200) e na Camorra Tênis (Galeria João Borges de Matos, loja 29). Nos dois últimos locais, as inscrições podem ser feitas no horário comercial. Já na UFJF, deverão ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h às 10h e das 18h às 20h; no sábado, das 8h às 11h e das 16h às 18h, e domingo, de 9h ao meio-dia.

 

Ranking

O 28º Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua tem 13 provas programadas para 2014. Além das nove realizadas em 2013, retornam ao ranking a 2ª Volta da Deusdedit/PJF, no dia 10 de agosto, e a 3ª Corrida Mercedes Benz/PJF, em 23 de novembro. Duas provas passam a integrar, pela primeira vez, o ranking: a 1ª Corrida Speed of Sound/PJF, no dia 10 de maio, e a 2ª Corrida da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer)/PJF.

 

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você leva em consideração a escolaridade do candidato na hora de votar?