Publicidade

24 de Maio de 2014 - 07:00

Prova válida pela 4ª etapa do ranking deve receber cerca de 1.600 atletas; corrida tem percurso de 6,2km e caminhada, de 3km

Por Guilherme Arêas

Compartilhar
 

As ruas dos bairros Granbery, Poço Rico e Vila Ideal vão receber cerca de 1.600 atletas para a 5ª Corrida de Rua da Faculdade Metodista Granbery, neste domingo, a partir das 8h. A prova, válida pela quarta etapa do Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua, tem o menor percurso entre as 13 etapas agendadas para este ano: 6,2 km. O trajeto talvez seja ainda um dos que mais contempla vias diferentes, passando por quase dez ruas e avenidas das regiões Central e Sudeste. Mas vale ressaltar que a qualidade do asfalto em boa parte dessas vias está irregular, com buracos e saliências.

O trajeto definido para a caminhada é o seguinte: ruas Batista de Oliveira, Tarboux, Barão de Santa Helena, Espírito Santo e Osório de Almeida, retornando na Praça da República. Já para a corrida, a rota é mais longa. Os participantes cumprirão o itinerário da caminhada, mas, ao retornar para a Praça da República, deverão seguir pela Avenida Francisco Valadares e ruas Osório de Almeida, Pinto de Moura, Doutor Villaça, Espírito Santo, Barão de Santa Helena, Antônio Dias e Batista de Oliveira.

A curta distância é um convite para os atletas que desejam correr mais forte e melhorar o tempo médio. O empecilho para os iniciantes pode ser a largada em um trecho de subida bastante íngreme, na Rua Batista de Oliveira. "Certamente, a elite e os atletas mais avançados vão largar muito forte e tentar se manter nessa intensidade até o fim. Já para os iniciantes, a dica é que esses não se deixem levar pela empolgação da largada e procure controlar seu ritmo de prova desde o início", recomenda Thiago Maroco, treinador da SaúdePerformance, uma das organizadoras da prova deste domingo. 

 

Orientações

A largada para os 6,2km de percurso será pontualmente às 8h. Por isso, os competidores devem chegar com antecedência para retirar os chips de cronometragem, entre 6h15 e 7h45, no campo do Granbery. Os atletas deverão apresentar o número de peito para receber o equipamento, obrigatório para a contagem de pontos no ranking e que deve ser devolvido ao final da corrida. Os participantes que ainda não retiraram o kit, podem fazê-lo ainda neste sábado, das 8h às 14h. A prova infantil acontece a partir das 9h deste sábado. De acordo com a organização do evento, haverá guarda-volumes e bicicletário.

 

Trânsito e transporte coletivo

Para a realização da corrida serão necessárias intervenções em algumas vias do Bairro Granbery e do Centro neste domingo. De acordo com a Settra, a partir das 7h, o trânsito na Rua Batista de Oliveira, entre as ruas Sampaio e Antônio Carlos, será proibido. Às 8h ficará interditada a Rua Barão de Santa Helena, entre as ruas Ambrósio e Espírito Santo. Seis linhas do transporte coletivo também terão seus itinerários modificados. São elas a 321 (Vila Ozanan), 325 (Solidariedade), 322 (Furtado de Menezes), 399 (Olavo Costa), 611 e 612 (Esplanada / Granbery). Durante o evento, haverá apoio de agentes de trânsito e/ou policiais militares.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a retirada das pinturas de Lucio Rodrigues dos pontos de ônibus?