Publicidade

04 de Janeiro de 2014 - 07:00

Por JULIANA DUARTE

Compartilhar
 

O melhor que tá tendo!?

Não, o ano não começou ontem para o futebol. Me recuso a comemorar o início da Copinha e me dar por satisfeita com seus jogos. Me recuso a aceitar um bando de aspirantes a jogadores profissionais sendo tratados quase como estrelas, alguns sendo disputados a peso de ouro por grandes equipes. Empresários blindando algumas "promessas", famílias inteiras se empenhando como verdadeiras mães de misses.

É muito "craque" para pouco futebol.

Pra mim, ali, no que deveríamos chamar de futebol de base, começam alguns dos grandes problemas que só se agravam nos times profissionais, como supervalorização financeira, excesso de autoestima e egos inflados.

Não bastasse a maneira como empresários, clubes e organizadores deseducam aqueles garotos que deveriam estar sendo formados e educados para a carreira profissional, o campeonato em si a cada dia desce um pouquinho mais a ladeira em qualidade (e sobe em cifras).

Os 104 times da edição deste ano me assustam. Há equipes de clubes sem expressão no futebol e, principalmente, agremiações bancadas por empresários. A cada dia mais a Copa, famosa por revelar jogadores, torna-se mais um caça-níquel da pré-temporada brasileira. Vide a participação, este ano, do japonês Kashiwa Reysol, convidado pelo patrocinador do evento.

É tudo muito para mim.

Se consigo ver um lado bom nisso tudo é o fato de a bola começar a rolar quase um mês antes dos estaduais, é poder ver, ainda que discretamente, as zoações clubísticas começando a pipocar, é descobrir um ou outro potencial jogador entre as dezenas de partidas de cada dia, é saber que o nosso noticiário esportivo não mais se restringirá a especulações, tapetões e boletins médicos. No fim das contas, é o melhor que tá tendo.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Rio vai conseguir controlar a violência até a Copa do Mundo?