Publicidade

23 de Fevereiro de 2014 - 06:00

Projeto social Leões de Judá leva atletas aos EUA para a disputa do Pan-Americano Aberto

Por PEDRO BRASIL

Compartilhar
 
Thiago Dias e João Paulo Rodrigues de malas prontas, rumo aos Estados UnidosLEONARDO COSTA/09-02-14
Thiago Dias e João Paulo Rodrigues de malas prontas, rumo aos Estados UnidosLEONARDO COSTA/09-02-14

Ele tem 15 anos e está a caminho dos Estados Unidos, mas não é para visitar a Disney, como desejam muitos garotos dessa idade. João Paulo de Oliveira Rodrigues tem outro sonho: uma medalha dourada. Ele embarca no próximo dia 3 para a Califórnia, onde será realizado entre os próximos dias 12 e 16 de março o Pan-Americano Aberto de Jiu-Jítsu. "É uma oportunidade única. Não tenho dúvidas que essa competição pode ser um diferencial na minha vida", afirmou o jovem atleta. A chance foi dada por Caio Terra, atual campeão mundial em sua faixa de peso pela International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF), padrinho do projeto social Leões de Judá, do qual João faz parte.

A competição será realizada em Irvine, na Califórnia, mas antes do torneio, entre os dias 4 e 10 de março, João e o treinador/atleta Thiago Dias irão participar de um camping aberto de jiu-jítsu em San Jose, no mesmo estado. Nesse evento de intercâmbio cultural de jiu-jítsu estarão presentes grandes feras do tatame, como Leandro Lo e Clark Gracie, pertencente ao mais tradicional clã de jiu-jítsu do mundo, a família Gracie, responsável pela criação e divulgação do jiu-jítsu moderno.

Apesar da fala mansa e o aspecto de tranquilidade, João sabe muito bem onde quer chegar. "Tenho o sonho de ser um lutador de jiu-jítsu e, depois, se tiver a oportunidade, chegar ao MMA (mixed marcial arts), mas sem jamais abandonar o jiu-jítsu", revelou. Há aproximadamente dois anos e três meses , João integra o projeto Leões de Judá - Jiu-jítsu solidário, que mescla esporte e religião na busca pela inserção social. Foi por meio dos leões que ele conheceu o esporte e ganhou uma bolsa escolar integral no Cultura Viva, além do patrocínio da Tunauto.

Treinamento

Para a disputa na América do Norte, além da parte técnica, treinada três vezes por semana, João realiza preparação física diária feita por profissionais especializados (Up Studio Fitness). Tudo isso para conseguir retornar dos Estados Unidos com alguma medalha. "Tenho que continuar me dedicando. Sempre. O esporte muda a vida das pessoas. Dá mais disciplina. Espero poder viver do esporte", projeta João Paulo.

Para o treinador Thiago Dias, o momento do pupilo é positivo. "Ele vem de bons resultados, como os títulos da Copa Budô e Hélio Gracie, no Rio, em 2013, na categoria juvenil faixa branca. E, nesse ano, ele nos surpreendeu com a vitória no Aberto de Verão, no Rio de Janeiro, na faixa azul, já que competia contra atletas que estão na faixa azul há anos. Estamos muito confiantes", afirmou Thiago.

Os Leões de Judá

O projeto Leões de Judá - Jiu-jítsu solidário atende atualmente a 20 jovens. O grupo treina três vezes por semana - às terças, quintas e aos sábados - na Igreja Batista Resplandecente Estrela da Manhã (Ibrem), no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste de Juiz de Fora. "A arte marcial é capaz de fazer a transformação total. É a melhor forma de inserção social. Temos atletas que estão aqui desde o começo, há quase quatro anos, e o feedback que temos da família deles é fantástico", afirma Thiago Dias, fundador do projeto, junto com Fernando Halfeld, que há dez meses está nos Estados Unidos se preparando para disputar o Pan-Americano.

Recentemente, o projeto Leões de Judá se tornou a primeira filial no Brasil da Caio Terra Brazilian Jiu-Jítsu Association e, por isso, os treinos técnicos foram intensificados. Para a disputa do Pan-Americano, João Paulo Rodrigues foi escolhido após uma análise criteriosa dos treinadores (e também atletas) Thiago Dias e Fernando Halfeld. "O João é um grande atleta e tem a vantagem de ser muito tranquilo durante as lutas. A frieza dele com certeza é um diferencial para o sucesso no tatame", aposta Dias.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?