Publicidade

03 de Janeiro de 2014 - 07:00

Por RENATO SALLES

Compartilhar
 

Promessas falsas

O ano novo chega com velhas promessas que nunca saem do papel. Os planos de retomar as atividades físicas com maior afinco e levar uma vida mais saudável se esvaem tão logo extinguem-se o espocar do champanhe e dos fogos de artifício. Planejar e protelar parecem estar na mesma página no dicionário do homem moderno. Andam juntos, como bola e boleiro. Há, entretanto, algumas juras não cumpridas que são mais vexatórias que as outras.

Ou alguém ainda acredita que a Copa do Mundo que será disputada daqui a alguns meses deixará algum tipo de legado para a população do Brasil? Praticamente, não vimos melhoria efetiva da infraestrutura urbana. De fato, nos restará apenas estádios modernos, com ingressos adaptados à elite financeira.

Ou alguém ainda acredita que um dia veremos os brigões punidos com severidade e longe de nossos estádios, agora tão modernos? A imbecilidade que alimenta o ódio e o rancor dos criminosos disfarçados de estudantes é a mesma que faz das nossas autoridades tão inoperantes para equacionar um problema que nos soca a cara ao vivo e a cores.

Ou alguém ainda acredita que um dia teremos um futebol sério, onde patacoadas e viradas de mesa sejam algo enterrado em um passado distante? É incrível como o amadorismo de dirigentes e as movimentações nebulosas de cartolas e engravatados são capazes de minar nossa paixão pelo esporte a cada vez que o resultado de campo é visto como o menos importante.

Ou alguém ainda acredita que o tal Bom Senso FC vai conseguir dobrar a CBF e seus patrocinadores na luta por um futebol mais interessante para o torcedor? Aliás, alguém acredita que eles estão preocupados com o torcedor? Ou alguém ainda acredita que Juiz de Fora irá receber uma seleção no período que antecede a Copa do Mundo?

Eu já não creio em muita coisa. Vinda do meio futebolístico, então, nem se fala. Só desejo mesmo um ano novo de mais verdade e menos promessas falsas.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?