Publicidade

09 de Maio de 2014 - 06:00

Por RENATO SALLES

Compartilhar
 

Felipão divulgou sua lista de convocados para a Copa do Mundo que começa daqui a pouco mais de um mês, na Arena Corinthians, em São Paulo. A despeito de o treinador bonachão ter anunciado uma surpresa de último momento na lista, os únicos que ficaram de calças curtas após o anúncio foram os editores do álbum de figurinhas da moda, que apostaram na presença de Robinho no Mundial. Fora isso, nem a contestada presença de Henrique na relação chega a surpreender, já que o técnico gaúcho - assim como 99% dos "professores" - gosta de ter um homem de confiança para ser seu elo mais forte na relação com o elenco. Enfim, o zagueiro ex-Palmeiras será o "leva e traz" de Felipão, e só nos resta torcer para que não haja a necessidade de sua escalação.

Sem surpresas, a lista sintetiza bem o momento do futebol brasileiro. O grupo é de mediano para bom e não há nenhum injustiçado, algo comum em convocações anteriores. Basicamente, esses são os 23 jogadores mais gabaritados para envergar a amarelinha. Existe um ou outro questionado, como o próprio Henrique ou o lateral-esquerdo Maxwell, mas nada que justifique qualquer celeuma. Embora a relação dos 23 não empolgue, o fato é que temos um bom time. Com Thiago Silva e David Luiz, a dupla de zaga é segura. Temos uma penca de volantes de alto nível. Assim como no ataque, Fred é a esperança de gols. Neymar, a de espetáculo. Se não é a melhor Seleção da história, o grupo dá para o gasto.

Apesar de todos esses "pontos positivos", há algumas coisas que me preocupam na lista. Apenas Oscar e Willian são meias de origem, embora Ramires também seja capaz de exercer a função. O "camisa 10" é um problema crônico do atual futebol brasileiro. A armação da equipe promete ser o calcanhar de Aquiles do grupo que tentará exorcizar o Fantasma de 1950. Assim, para isso, nunca serão demais volantes chegando na área para finalizar e hino nacional cantado à capela.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você já presenciou manifestações de intolerância religiosa?