Publicidade

04 de Março de 2014 - 06:00

Por WALLACE MATTOS

Compartilhar
 

A Copa fracassou

Caros e caras, faltam cem dias para o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 de junho, mais conhecido como Dias dos Namorados, no Maracanã. Quando a bola rolar para Brasil x Croácia, como diz uma velha música inglesa, copiada por uma propaganda de cerveja brasileira, o futebol estará voltando para sua verdadeira casa. Não a que foi criado, mas onde é mais apreciado no mundo todo.

Mas encontrará essa casa bem desarrumada. Sabe aquele apartamento que seus pais deixaram sob seus cuidados quando viajaram para o Carnaval e você, no meio da folia dos últimos dias, não passou nem vassourinha? Que tenta, depois de acordar com aquela ressaca, dar uma ajeitada para pelo menos tirar o molho de tomate da cortina e recolher o monte de roupas (suas e de sei lá mais quem) que estão espalhadas até no ventilador? E que quando percebe que não vai dar conta tem que chamar uma faxineira no meio do feriado pagando o olho da cara? Pois é, esse é o Brasil que o futebol vai encontrar.

Depois de décadas com investimentos irrisórios em áreas como transporte, mobilidade urbana, aeroportos, malha viária e telecomunicações, a escolha do Brasil como sede para o Mundial representou uma esperança para que o país pelo menos avançasse nesses setores nas cidades-sede (na teoria, as mais importantes do nosso território), o tal legado. Mas hoje, a cem dias do início da competição, o que se vê são estádio belíssimos e ultramodernos cercados de canteiros de obras que não ficarão prontas. Outras estarão incompletas e outras tantas nem sairão do papel. As que forem entregues, como alguns aeroportos, por exemplo, terão o custo altíssimo.

Não me levem a mal. Não sou daqueles pessimistas que acha que vai dar tudo errado na hora do torneio. Pelo contrário, acredito que o Mundial será fantástico e em clima nunca visto na História. Estarei envergando minhas camisas da Seleção Brasileira (e uma da Alemanha que acabo de adquirir) com orgulho e sei que a maioria das coisas funcionará a contento para quem estará diretamente envolvido no torneio. Mas, quanto ao que mais o Brasil necessitava que essa Copa trouxesse, ela já fracassou antes mesmo de começar!

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você já presenciou manifestações de intolerância religiosa?