Publicidade

19 de Junho de 2014 - 06:00

Por CHICO BRINATI

Compartilhar
 

Meu caro amigo, quando criada a Torre de Babel, provavelmente não contavam com uma Copa do Mundo. Não há quem se confunda com a linguagem universal do futebol. É costarriquenho cantando com uruguaio. Mexicano beijando suíça. Marfinense fazendo mandinga contra japonês. Num Mundial em que tudo levava a um pessimismo de "não somos capazes", nos tornamos um belíssimo país-sede. Se inventaram essa tristeza antes do torneio, pelo menos tiveram a fineza de desinventar. Nas cidades, o que se tem é festa, um encontro de culturas que não era possível imaginar antes do Mundial e que não veremos pelos próximos anos. Sim, amigos, a Copa é aqui. E tá tendo. E o futebol é o que menos importa.

Pelas ruas de Fortaleza, vejo praias lotadas, misturadas, povo cearense orgulhoso e fazendo o que faz de melhor: receber os turistas. No caminho para o Castelão, um contraste. No centro da avenida, coxinhas, cigarretes, kibes... brasileiros de todos os salgados num mar amarelo. Do lado de lá da grade, casas de paredes descascadas, meninos pés descalços vendendo bebidas, trocando bonés, pedindo copos de plástico com bandeira dos times. Aquilo de território Fifa, onde nada se pode, é superado pelo jeitinho brasileiro. Todos "quase" num só ritmo.

Nos estádios, nos conhecemos mais brasileiros. Com nossos anjos e demônios. Se tratam a presidenta como uma Geni, amamos em cada hino como se fosse o último. Só não sabemos empurrar o time. "Sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor" não leva a nada. Precisamos de melodia nova. Cantei mais com a Costa Rica do que com Neymar. A Seleção estancou de repente ou foi o resto do mundo então que cresceu? Não sei. Mesmo assim, ando confiante. Torcendo pelas ruas. Vibrando com cada jogaço. Comemorando a cultura brasileira com as outras. Os 70 de Chico. E sigo por terras de Iracema. Até as quartas de final. Um beijo na família, na Elza e nas crianças. O Renato aproveita pra também mandar lembranças. A todos os espanhóis, adeus!

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprovou a seleção convocada por Dunga?