Publicidade

10 de Julho de 2014 - 20:10

Por Tribuna

Compartilhar
 
Representante do clube inglês no Brasil, Ricardo Calçado, esteve em JF
Representante do clube inglês no Brasil, Ricardo Calçado, esteve em JF

O campo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai receber no próximo dia 22 sua primeira partida oficial entre duas equipes profissionais de futebol. E o amistoso terá um tom histórico não só pelo presente como pelo passado, já que o inglês Exeter City, primeira equipe a enfrentar a Seleção Brasileira, em 1914, será o adversário do Tupi em partida marcada para as 19h30, na qual ainda não há definição se haverá cobrança de ingressos ou algum tipo de contribuição filantrópica como doação de alimentos para o acesso do torcedor. O confronto foi confirmado na tarde desta quinta-feira (10) pelo diretor da Faefid, Maurício Bara, e pelo representante do clube da Inglaterra no Brasil, Ricardo Calçado, em encontro com a imprensa.

A partida inicialmente aconteceria no Estádio Municipal, e os representantes do time inglês chegaram a visitá-lo no fim do ano passado. Mas como o local passa por reforma em seu gramado, a realização do embate no Mário Helênio ficou inviável. A UFJF, parceira de Calçado em um projeto social em Santana do Deserto através de Bara, abraçou a ideia e disponibilizou seu campo para o amistoso. "Desde quando a ideia surgiu, no ano passado, recebemos o apoio do antigo reitor, Henrique Duque, e pudemos concretizar essa ideia agora. A partida fará parte da turnê de comemoração dos 100 anos desse confronto do Exeter com a Seleção e marcará também o primeiro jogo profissional aqui na Faefid", comemorou Maurício.

Segundo Calçado, que trabalhou no clube inglês entre 2004 e 2006 e hoje é seu representante oficial no Brasil, a intenção não é só que o Exeter venha ao país para comemorar a data histórica, mas esta é uma oportunidade de deixar algo aos brasileiros e estreitar laços. "Haverá um amistoso no dia 20 de julho no Rio de Janeiro, nas Laranjeiras, mesmo local do confronto de 100 anos atrás com a Seleção, contra o Fluminense, anfitrião daquela época. No dia 21, data do jogo histórico, o Exeter participará de homenagens. No dia seguinte, seguirá para Santana do Deserto, onde lançará a pedra fundamental do projeto Ecovila Olímpica, de cunho social e baseado em conceitos de sustentabilidade e do qual a UFJF é parceira. Já no dia 23 será o amistoso aqui. Assim, a vinda do clube não será somente para um evento esportivo e, sim, também buscará deixar um legado", disse o representante dos ingleses.

 

O clube

Fundado em 1904, o Exeter City inicialmente não viria ao Brasil em 1914, e sim à Argentina. Após uma viagem de navio de dois meses, porém, os ingleses desembarcaram em Santos e receberam um convite do Fluminense para uma série de treinos e um amistoso. Aceito o convite, as federações se mobilizaram e enviaram jogadores que as representariam na partida do dia 21 de julho daquele ano. Esta foi a primeira vez que se teve notícia de uma mobilização nacional para a formação de uma equipe, ou seja, a primeira Seleção Brasileira. O time da casa venceu o embate por 2 a 0.

Até hoje a torcida do clube da Inglaterra, que atualmente disputa a Quarta Divisão de seu país, rende homenagem ao fato histórico, tendo nas arquibancadas um cântico que pergunta aos adversários se eles já jogaram contra o Brasil ("have you ever played Brasil?", em inglês).

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você está evitando contrair dívidas maiores em função da situação econômica do país?