Publicidade

10 de Janeiro de 2014 - 11:25

Primeiro adversário é o Juazeiro-BA; se passar, Carijó pode enfrentar o Fluminense

Por Wallace Mattos

Compartilhar
 

Atualizada às 18h59

O Tupi conheceu nesta sexta-feira (10) seu primeiro adversário na disputa da Copa do Brasil 2014, após sorteio realizado no Rio de Janeiro no final da manhã. O time juiz-forano vai encarar o baiano Juazeiro na primeira fase da competição nacional, que tem o dia 12 de março como data prevista para começar, mas ainda depende das emissoras de televisão que detêm os direitos de transmissão para ter as datas dos confrontos iniciais confirmadas. Como garantia até agora, o Carijó só sabe que fará o jogo de ida do confronto fora de casa, por conta do regulamento do torneio.

Com 1461 pontos, o Tupi é o 63º no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já o Juazeiro não aparece entre os 221 clubes listados na classificação nacional. Na primeira fase da Copa do Brasil não há sorteio de mando de campo. A definição se dá por meio do ranking, e as equipes em posição inferior em relação ao seu adversário atuam como mandantes na partida de ida. Caso o visitante ganhe o primeiro jogo por dois ou mais gols de diferença, elimina o segundo embate. A segunda fase obedece ao mesmo sistema.

O técnico do Tupi, Wilson Gottardo, recebeu a notícia durante o treino desta sexta-feira pela manhã em Santa Terezinha e já fez as primeiras projeções. "Fico muito feliz, pois foi uma conquista da comissão técnica anterior e boa para o clube. Vamos estudar os pontos fortes e fracos do oponente. Essa é uma competição que motiva muito os atletas, que dá visibilidade, que em poucas rodadas consegue atrair a atenção da mídia e das marcas. Na minha visão, fazer o primeiro jogo em casa ou fora independe. Se estivermos jogando mal, será assim em qualquer lugar. Quero o time jogando bem, em ponto de bala para conseguir um bom resultado. Se conseguirmos fazer o placar que anula o jogo da volta, por que não?"

 

O adversário

Fundado em 16 de agosto de 1995, o Juazeiro Social Clube participa pela primeira vez da Copa do Brasil. O Tricolor - cujas cores são verde, branco e vermelho - foi o quarto colocado no Campeonato Baiano de 2013, no qual conquistou sua vaga na competição nacional deste ano por conta da boa campanha na primeira fase. Este ano, a equipe já estreou no Estadual com derrota, no último dia 8, por 4 a 2, para a Catuense, fora de casa. 

Dois jogadores do elenco carijó já conhecem o time da Bahia um pouco mais de perto. Os meias baianos Henrique e Sidnei não sabem especificamente informações sobre o atual elenco do oponente, mas já têm uma ideia do que o Tupi vai enfrentar no jogo de ida. "Lá é sempre muito quente. Nas duas oportunidades que fui até lá jogar, o confronto teve que mudar de horário em ambas por conta do calor", contou Henrique. "Eles também sempre montam times com atletas experientes. Assim, teremos que enfrentar um boa equipe, o clima e uma torcida apaixonada. Não será fácil", prevê Sidnei.

Na primeira fase da Copa do Brasil 2014, 80 clubes estão na briga, entre eles grandes forças do futebol nacional como Fluminense, Vasco, Internacional, São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians. O Tricolor carioca pode ser o adversário do Tupi na segunda fase do torneio, caso ambos avancem, pois os juiz-foranos enfrentam o vencedor do confronto entre Flu e Horizonte-CE. Já os representantes do Brasil na Taça Libertadores este ano, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio, assim como aconteceu em 2013, entram diretamente nas oitavas de final da disputa, no segundo semestre, quando haverá um novo sorteio para definição dos duelos.

 

Testes e reforços

Nesta sexta, o técnico Wilson Gottardo confirmou que utilizará o lateral-esquerdo Elivélton no amistoso deste domingo, contra o Friburguense, às 15h30, em Santana de Cataguases, e comandou um treino técnico-tático em campo reduzido em Santa Terezinha. Na atividade, o treinador também sinalizou que poderá fazer outras mudanças, como a entrada de Fabrício Isidoro na lateral-direita e o teste do recém-chegado Fernando na armação do meio de campo. 

Além de ser, até agora, o último amistoso agendado pelo Tupi antes da estreia no Campeonato Mineiro, no dia 26 de janeiro, contra o América-MG, em Belo Horizonte, o confronto deste fim de semana vale a Taça Cidade de Santana de Cataguases, na qual o Frizão tem vantagem por ter vencido o primeiro jogo entre as duas equipes por 3 a 1 na última terça-feira, em Juiz de Fora. Para faturar o troféu, o Carijó tem que vencer por dois ou mais gols de diferença.

Enquanto Gottardo vai testando seus comandados, a diretoria corre para suprir as principais carências do elenco antes da estreia. Com esse intuito, o vice-presidente do Conselho Gestor do clube, Cloves Santos, foi nesta sexta ao Rio de Janeiro para conversar com alguns atletas. Não houve confirmação oficial das negociações, mas dois nomes que circulam com força nos bastidores de Santa Terezinha são conhecidos da torcida local: o lateral-esquerdo Dieguinho, com passagem pelo Tupi no Estadual de 2013, e o meia Fábio Tenório, que atuou no Alvinegro em 2010.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?