JF. terça-feira 27 jun 2017
OUÇA AGORA
Publicidade
16 de fevereiro de 2017 - 20:10

Grupo Tambor de Minas desce o Calçadão da Halfeld

Por Tribuna
Foto: Fernando Priamo

Foto: Fernando Priamo

O Bloco Ingoma fez seu cortejo, na tarde desta quinta-feira (16), com mais de 70 tambores e com a presença do músico belo-horizontino Maurício Tizumba e seu respeitado Grupo Tambor de Minas. A concentração começou por volta das 16h, em frente à Câmara Municipal, no Parque Halfeld, e contou com a presença de vários foliões e pedestres animados que passavam pelo local. Fizeram parte do repertório diversas músicas tradicionais da cultura do tambor brasileiro. Tizumba carrega um trabalho de grande relevância para a arte afro-brasileira, uma vez que, em toda a sua história musical, o artista traz consigo o Congado mineiro – manifestação religiosa com mais de três séculos de existência -, repertório que ele apresentou no show “Tizumba Batuca Minas”, na Praça da Estação, na noite desta quinta.

 

O Ingoma

Reunidos em Juiz de Fora desde 2008, sob a coordenação do músico, compositor e arranjador Lucas Soares, o grupo Ingoma pesquisa as manifestações artísticas do Tambor Mineiro, tendo como foco principal os ritmos e levadas da tradição do Congado. Caixas de folia, patangomes e gungas compõem a instrumentação presente nas apresentações do grupo, que tem como pilares a educação musical, a cultura, o corpo e a arte.

O grupo é referência na Zona da Mata, sendo o único organizado com recorte artístico neste viés. É responsável pela formação de mais de 700 novos multiplicadores através de oficinas de Tambor Mineiro, entre eles professores da rede pública e musicistas profissionais, além de interessados em geral. As inscrições para as oficinas do Ingoma abrem a cada semestre e são realizadas atualmente na Casa de Cultura da UFJF.

 

 

Publicidade


*

Restam 500 digitos

 

Top