JF. terça-feira 27 jun 2017
OUÇA AGORA
Publicidade
16 de fevereiro de 2017 - 17:52

Horário de verão termina neste domingo

Por Tribuna

O horário de verão termina neste domingo (19), a partir da zero hora, quando os relógios das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste serão atrasados em uma hora. Pelas contas da Cemig, houve redução no consumo de energia de 0,5% no estado, o que significa que 108 mil megawatts (MW) hora foram poupados. Essa energia seria suficiente para abastecer Belo Horizonte, com 1,5 milhão de habitantes, durante nove dias.Durante os 126 dias de vigência da medida, a Cemig registrou redução diária de 4% na demanda máxima de energia, ou 350 MW. Essa redução é suficiente para atender, durante todo o período do horário de verão, o pico de carga de uma cidade de 750 mil habitantes, equivalente à soma das cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas.

Segundo o engenheiro de Planejamento Energético Wilson Fernandes Lage, o objetivo do horário diferenciado é que a população aproveite a iluminação natural mais longa – característica da estação – e reduza a demanda energética no horário de pico, das 18h às 21h.”A redução da demanda máxima no sistema é o maior benefício do horário de verão, porque alivia o carregamento em linhas de transmissão, transformadores, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia, aumentando a confiabilidade e a segurança da operação do sistema elétrico, reduzindo o risco de ocorrência de desligamentos no Sistema Interligado Nacional”, explica.

Ainda segundo a Cemig, sem o horário de verão, os consumidores poderiam ter consumido até 30 horas a mais por mês com a iluminação artificial. No país, a medida possibilitou redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de pico e de 0,5% no consumo, o equivalente ao consumo mensal de energia de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes. A estimativa de ganhos é de R$ 147,5 milhões com a medida.

 

 

Publicidade


Primeiro Comentário

  1. Eduardo Resende disse:

    Um projeto aos nobres vereadores. Criem o horário de inverno!

*

Restam 500 digitos

 

Top