JF. segunda-feira 27 mar 2017
OUÇA AGORA
Publicidade
15 de fevereiro de 2017 - 17:47

Juiz de Fora terá ‘fábrica’ de mosquitos geneticamente modificados

Por Rafaela Carvalho

Atualizada às 18h39

Uma “fábrica” de mosquitos geneticamente modificados pode começar a funcionar em Juiz de Fora no mês que vem. O anúncio foi feito na tarde dessa quarta-feira (15), pela secretária de saúde do município, Elizabeth Jucá, durante audiência pública na Câmara Municipal. O objetivo da reunião, proposta pelo vereador Marlon Siqueira (PMDB), era expor as ações de combate à dengue adotadas pela Prefeitura no ano de 2016 e anunciar as estratégias de prevenção contra a dengue, a chikungunya, o Zika vírus e a febre amarela neste ano. Até essa quarta-feira, o município tinha 31 casos de dengue notificados em 2017.

Os mosquitos são gerados em laboratório, em uma espécie de “fábrica”. Os ovos do Aedes aegypti recebem uma microinjeção de DNA com modificações nos genes, que não permitem que os descendentes dos mosquitos gerados cheguem à idade adulta, além de permitirem que os sexos dos insetos sejam identificados quando expostos a uma luz. Assim, apenas os machos são liberados no meio ambiente. Eles procriam com as fêmeas selvagens, transmissoras das doenças, e elas geram descendentes que morrem antes de chegar à idade adulta, reduzindo a população dos insetos. O projeto já foi testado em Piracicaba (SP), em Juazeiro e Jacobina, ambas na Bahia.

Segundo a Secretaria de Saúde, o projeto-piloto de mosquitos geneticamente modificados deve ser lançado no fim de março ou início de abril, e está sendo trazido para a cidade por meio de uma parceria da pasta com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur). “Como a dengue é um assunto muito importante, nos unimos para esse enfrentamento, em busca de algumas soluções inovadoras. Trouxemos esse projeto para Juiz de Fora e vamos estudar para tentar lançá-lo já no início de março. Vamos trazer esse mosquito geneticamente modificado apenas para as áreas da cidade que estiverem com risco alto de proliferação, de acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa)”.

Ainda de acordo com Elizabeth, a expectativa é de que a fábrica onde os mosquitos serão criados gere empregos na cidade. “Possivelmente a unidade vai ser uma das fábricas do Sudeste do país. Acreditamos que a iniciativa será muito bem-sucedida. Com o projeto, que teve 90% de sucesso em Piracicaba (SP), a chance de diminuição da dengue é de 99%”. A secretária destacou que, a princípio, os mosquitos seriam soltos em três áreas da cidade.

Outra informação divulgada durante a audiência pública é a data do próximo Liraa. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, um novo levantamento será realizado em março.

 

Publicidade


18 comentários

  1. Marcelo Zampier disse:

    A cidade que perde tudo, perde fábrica de carro que já existia aqui e foi embora agora anuncia uma fábrica….de mosquitos! Será que a Tribuna valorizou essa notícia para fazer também uma piada? Seria muito cômico se não fosse trágico! Pobre Juiz de Fora!

  2. Paulo Roberto disse:

    Tem que ver direitinho quem vai preparar o mosquito geneticamente modificado na Cidade. Pela qualidade e sapiencia down dos pesquisadores da localidade, se esse trabalho cair nas mãos dos estudantes maconheiros lentos pode dar zebra. E ao insvez de reduzir vai aumentar o numero de mosquiros da dengue e ser uma catastrofre geral…precisamos pensar nisso. Melhor deixar o pessoal da Fiocruz trabalhar sozinhos.

  3. marcelo R. disse:

    … voces realmente perderam a nocao e a razao! Quem tem condicoes, tem que sair desta cidade. Uma grande favela!

  4. injustiçado disse:

    Resposta ao post do “Justiceiro”: Vocẽ preferia que fosse testado em outra cidade? Voce prefere que o governo municipal/estadual gaste bilhoes todos os anos dando emprego a agentes caça-mosquitos que sao,na maioria das vezes, ex-cabos eleitorais?Com a reforma eleitoral da Dilma, aumentando para cinco anos o governo de prefeitos, os politicos vao poder efetivar os nao estatutarios contratados.Dengue mais cinco doenças graves causadas por este cabide de empregos a ceu-aberto. Apocalipse zumbi now?

  5. Eduardo Resende disse:

    Depois do esvaziamento do parque fabril de nossa Manchester Mineira, afinal vemos a instalação de uma nova fábrica. O desemprego está grande! O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados que o diga.
    Que o diabo o CAGEDE!!

  6. Marcial Fontes disse:

    Finalmente JF volta a ver uma luz no fim do túnel, pós recessão econômica provocada corrupção do PT, …está sendo anunciada nesse termino do horário de verão, a fábrica de mosquitos. Agora vai ! Pro 6 que ficam com os ‘pênis-longos’,..diga ao povo, que .’ fumo ‘ pra praia no carnaval, já que a banda daki desfila fechando nossos festejos. Já que não tem pão, circo antecipado para o povo. Pelo menos não falta água e as contas estão em dia, a noite, é pra folia.Saravá mizifi .
    PMDB saudações !

  7. Leandro disse:

    Depois que inventaram esse mosquito transgênico ao invés da dengue apareceram as outras doenças, tudo balela pra desviar dinheiro público.

  8. Rodrigo disse:

    Sempre atribuem 100% da culpa da Dengue, Febre amarela, Zica e Chicungunha ao mosquito. Isso não é verdade. O mosquito não nasce com nehuma doença. Ele se torna transmissor da doença ao picar uma pessoa doente, espalhando a doença. As pessoas adoecem devido a falta de tratamento dos esgotos.Saneamento básico deve ser tratado como emergencial para que as pessoas não adoeçam e o mosquito não espalhe a doença. Os politicos que desviam dinheiro público são os grandes culpados pelas doenças.

  9. Chicão disse:

    Tinhamos que criar uma fabrica de mosquitos para picar os politicos corruptos desse país. Haja mosquito heim ?

  10. jose Luiz disse:

    Nao podemos esquecer que existe também a utilizaçao da bacteria Wolbachia com projetos em aplicaçao no país e na Australia. Soluçoes existem.

  11. jose Luiz disse:

    Esta e a realidade cientifica: genética, células tronco, nanotecnologia.
    Este projeto ja foi autorizado pela agencia reguladora do meio ambiente e pela Anvisa, caso contrario não poderia ser implantado.
    Procurem se informar antes de fazerem qualquer tipo de comentário.
    A Secretária esta de parabéns por trazer este projeto para a nossa cidade.
    Dengue, zica, febre amarela, chikungunya, etc matam.

  12. Moacir Pereira disse:

    Sr. green_hornet, concordo em parte, da maneira que é feito o trabalho em muitos municípios é verdadeiramente jogar dinheiro fora. Principalmente após dezembro de 1999 quando acometidos de uma diarréia cerebral os parlamentares brasileiros aprovaram a descentralização das ações de saúde, passando para os municípios, o patrimônio, os servidores e a verba da extinta SUCAM, do DATASUS e da FUNDAÇÃO SESP. Ah…o aedes aegypti NÃO habita as matas, somente o intra e peridomicílio.

  13. Vanete Xavier do Carmo disse:

    Será que dá pra fazer com que eles também tirem gordura localizada,aí sim seria um projeto e tanto!!!

  14. green_hornet disse:

    Eh a unica maneira de acabar com esta praga! Todo resto eh jogar dinheiro fora. Bilhoes de dolares foram gastos com propaganda e pagamento de gente para ir de casa em casa todo ano falando uma coisa que todo mundo ja faz, nao deixar agua parada. Mas e os telhados cobertos com telhas francesas cheios de fendas. Alem da agua os mosquitinhos baby tem um calorzinho. E as matas ciliares? Nunca vi um caça mosquito entrar numa. Medo do currupira? Chega de gastar dinheiro publico atoa!

  15. Wagner disse:

    Logo esse tipo de fabrica aqui vão construir e um monte de monstrinhos.

  16. Roberto disse:

    Em breve teremos noticias dos projetos mirabolantes de nossos politicos avidos por aparecer na mídia, ainda mais com eleições em 2018. Sobre o tema da materia. No inverno, politicos devem propor até casaco e luvas para mosquito. Tudo é possivel em 2018 aguardem !!

  17. jose Luiz disse:

    Esta sera a soluçao para a erradicaçao deste mosquito da nossa cidade e regiao. Isto que e governar a favor da populaçao.
    Parabens Sra Secreataria e equipe.

*

Restam 500 digitos

 

Top