Equipe juiz-forana integra competição de drones

Doze equipes formadas por estudantes do ensino profissional técnico de nível médio dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo participam neste final de semana da 1ª Fórmula Drone SAE BRASIL, que acontece no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Conforme antecipado pela Tribuna, a equipe DronlFly, formada por alunos do […]

Por Regina Campos

17/05/2017 às 19:05hs - Atualizada 17/05/2017 às 19:33hs

Doze equipes formadas por estudantes do ensino profissional técnico de nível médio dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo participam neste final de semana da 1ª Fórmula Drone SAE BRASIL, que acontece no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Conforme antecipado pela Tribuna, a equipe DronlFly, formada por alunos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), representa Juiz de Fora na disputa. A equipe reúne estudantes do ensino médio matriculados nos cursos de Eletrotécnica e Eletromecânica, que, desde novembro do ano passado, encontra-se debruçada na montagem e programação do equipamento e no treinamento para vencer cada uma das cinco missões propostas pela competição. As missões simulam situações reais nas quais os equipamentos podem ser aplicados, como por exemplo, a medição da distância entre objetos em um campo, localização de objetos e monitoramento interno em uma área que seja inacessível para o ser humano.

Conforme avalia o professor e coordenador da DronlFly, Filipe La-Gatta, a equipe tem tudo para chegar às primeiras colocações, quem sabe, voltar para a casa com o título de campeã. “Ao longo de toda essa preparação eles conseguiram desenvolver bem todas as missões, além de demonstrarem comprometimento e postura profissional. Compreenderam que o projeto é muito mais do que uma competição, mas sim uma oportunidade de enxergar o drone como instrumento tecnológico e de pesquisa”, destaca. A DronIFly é composta por sete estudantes, que foram responsáveis pela estruturação do drone a partir da montagem das peças, soldas, programação, controle e pilotagem. Os treinos e teste de voos das aeronaves aconteceram nas dependências do IF Sudeste MG.

O conteúdo continua após o anúncio

A competição começa nesta sexta (19) e segue até domingo (21). No primeiro dia, as equipes participam da etapa de apresentação dos projetos à comissão de juízes. Os dois dias subsequentes são dedicados à etapa de competição de voo, onde ocorrem as provas práticas. A somatória dos pontos obtidos nas duas etapas define a classificação final das equipes. A Fórmula Drone é uma iniciativa educacional a cargo da SAE BRASIL, Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade, com o objetivo de estimular o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicados à operação de aeronaves tipo drone, por meio da competição entre equipes.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia