Semana do Brincar traz programação para crianças, pais e educadores em Juiz de Fora

Juiz de Fora terá uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. A data marca a importância da construção de uma infância digna e enriquecedora. Para sensibilizar a sociedade sobre o tema, será promovida em Juiz de Fora uma série de atividades para crianças, pais e educadores durante a […]

Por Guilherme Arêas

19/05/2017 às 11:56hs - Atualizada 19/05/2017 às 11:56hs

Juiz de Fora terá uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. A data marca a importância da construção de uma infância digna e enriquecedora. Para sensibilizar a sociedade sobre o tema, será promovida em Juiz de Fora uma série de atividades para crianças, pais e educadores durante a próxima semana, de 21 a 28 de maio. Palestras, brincadeiras, oficinas, teatro, leituras e debates acontecerão em diversos espaços da cidade, sempre com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição. Confira a programação completa aqui.

A proposta é incentivar as crianças a brincarem de forma livre, junto à natureza e com brinquedos pouco estruturados, bem como sensibilizar os adultos para que estejam atentos e dispostos a contribuir com esses momentos. A Semana Mundial do Brincar é promovida pela Aliança pela Infância – Núcleo Juiz de Fora, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O tema escolhido para a edição deste ano é “O Brincar que Encanta o Tempo”, com a proposta de ser um convite ao brincar no ritmo vital da infância, acompanhando a sequência da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas.

O início da programação acontece no domingo (21), com a roda de abertura “Do Leite Materno às Primeiras Descobertas do Paladar: o Tempo de Alimentar”, com a Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (Amma) e a nutricionista Ludmara Zimmermann, e, ainda, do encontro “Brincando com Bebês”, com o Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Grupai) e a professora Ana Rosa. A atividades acontecem às 10h no Studio Michelle Marques (Rua Dom Lasagna, 89,  Morro da Glória). O encontro seria realizado no Museu Mariano Procópio, mas foi transferido para o estúdio por causa da chuva.

O conteúdo continua após o anúncio

A programação estende-se durante toda a semana, com atividades na Faculdade de Educação (Faced), no Instituo Dom Orione, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e em outros espaços da cidade. O cronograma completo pode ser acessado aqui. No encerramento, domingo, dia 28, estão previstas apresentações de dança, circo, capoeira, oficinas lúdicas, brincadeiras, troca de brinquedos e livros e performances, com grupos e profissionais de diversas áreas. O Dia do Brincar será na UFJF, das 10h às 14h, ao lado do Jardim Sensorial, próximo à Praça Cívica.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia