Publicidade

08 de Janeiro de 2014 - 07:00

Por HUGO BORGES Presidente da Unimed Juiz de Fora

Compartilhar
 

Depois de um ano marcado por protestos, indignações e uma avalanche de debates sobre a qualidade da saúde no país, boas notícias voltam à cena. A conquista da Unimed Juiz de Fora, avaliada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar como uma das três melhores operadoras do país, valoriza a cidade, renovando sua autoestima, e, sobretudo, consolida um trabalho sério, estruturado para corresponder às expectativas de clientes e médicos cooperados. Somos uma cooperativa de trabalho com 41 anos de história, o que torna este resultado ainda mais relevante.

Mas existe outro grande motivo a compartilhar e pelo qual também nos orgulhamos. A participação da Unimed Juiz de Fora na coordenação do Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos do Sistema Unimed, hoje responsável pela assistência de mais de 20 milhões de brasileiros, tem contribuído para uma economia que já ultrapassa a casa dos R$ 400 milhões. Desde 2009, a negociação direta com mais de 30 fabricantes de materiais e medicamentos médicos de alto custo evitou despesas que, não tenho dúvida, colocariam em xeque a continuidade de muitas operadoras. A propósito, o custo das órteses e próteses, por exemplo, não compromete apenas a saúde financeira das operadoras de planos, é outra séria ameaça ao Sistema Único de Saúde.

No Sistema Unimed, nós não negociamos qualidade, mas a redução dos custos assistenciais tem sido fundamental para garantir o acesso de milhares de famílias a um atendimento médico diferenciado. A economia gerada pelo Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos estanca desperdícios e nos permite redirecionar esforços para viabilizar a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva da saúde, incluindo fabricantes. Nosso objetivo é poupar, beneficiar e preservar o ator mais importante deste processo: o cliente, para garantir que ele continue tendo acesso ao que a medicina proporciona de resolutividade, e a todos os outros, a oportunidade de atendê-lo.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor de fechamento de pista em trecho da Avenida Rio Branco para ciclovia nos fins de semana?