Publicidade

12 de Março de 2014 - 06:00

Por JOSÉ ELOY DOS SANTOS CARDOSO - ECONOMISTA, PROFESSOR DA PUC-MINAS E JORNALISTA

Compartilhar
 

Os políticos da Zona da Mata mineira deveriam exigir do governador que ele determine imediatamente estudos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com objetivos de implantar um distrito industrial para dar total suporte ao funcionamento do Aeroporto Internacional Itamar Franco, que possibilitaria desenvolver várias cidades no seu entorno e até Juiz de Fora, que também se beneficiaria desse empreendimento.

Em Montes Claros, no Norte de Minas, que já é um dos maiores polos de desenvolvimento regional, só a transferência de famílias que estavam ocupando irregularmente parte de seu distrito industrial, implantado pela antiga CDI-MG, irá gerar áreas adicionais de 400 mil metros quadrados, ideal para a implantação de pequenas ou médias empresas de calçados e bolsas, material elétrico, aeroespacial, atacadistas da construção civil e outras que já estão em negociação com a Prefeitura, atual detentora dos direitos daquele espaço. Além disso, no local, também poderão se localizar empresas produtoras de peças para tratores, especialmente para a Case New Holland, subsidiária da Fiat que está sendo construída naquele município. O DI também deverá contemplar o Parque Tecnológico Municipal, que abrigará uma incubadora de empresa, um minicentro de convenções, etc.

São por essas razões que temos publicado vários artigos com críticas às administrações passadas na Prefeitura de Juiz de Fora, que não deram importância para a construção de novos espaços para a atração e localização de novas empresas que seriam importantíssimas para um município que não tem áreas com a infraestrutura totalmente imediata para a localização industrial. Está muito claro que, com a topografia acidentada, fica difícil de serem construídos novos espaços industriais, mas não impossível. Outros locais existirão. Que tal se pensar na construção de pequenas áreas industriais na nova rodovia de ligação entre a BR-040 e a MG-153, que está sendo edificada entre a Barreira do Triunfo e Coronel Pacheco? Vamos adotar essa ideia?

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você está fazendo pesquisa de preços para controlar o orçamento?