Publicidade

25 de Junho de 2014 - 06:00

Aumento do efetivo policial e melhoria dos equipamentos são questões reais a serem cobradas em favor da segurança pública

Por Tribuna

Compartilhar
 

A falta de efetivo da Polícia Militar, ponto de reclamação coletiva em Juiz de Fora, inclusive dos empresários, e o número insuficiente de viaturas para dar curso às necessárias rondas, é um problema recorrente que a Tribuna vem apontando há anos. Não é de hoje que os policiais se desdobram em escalas e vão para as ruas em desigualdade de condições com a realidade de carros novos e velozes. O aporte de viaturas que o Governo destina, em sua maioria para Belo Horizonte - por ser a capital e ter uma demanda maior -, é insuficiente para dar conta de uma cidade com quase 600 mil habitantes. Os municípios do mesmo porte têm a mesma reclamação.

Mas é necessário distinguir ações de governo e ações de comando. Os militares têm cumprido sua parte, cabendo à instância política colocar a discussão na mesa. O efetivo policial, mesmo com concursos recentes, é aquém da demanda. Os recém-chegados cobrem apenas o espaço dos que foram para a reserva, dos licenciados e dos que estão em cargos burocráticos, não havendo, pois, um aumento efetivo que possa se refletir nas ruas.

O governador Alberto Pinto Coelho, embora tenha assumido há pouco tempo, conhece a realidade, uma vez que, durante os últimos três anos, foi o número dois na estrutura de poder. A ele cabe decidir uma política de segurança mais efetiva, que contemple os municípios do interior, ora também sobrecarregados pelo número de ocorrências, sobretudo Juiz de Fora, que faz divisa com o Rio de Janeiro.

Para este segundo semestre, como foi anunciado pela Secretaria de Defesa Social, espera-se a implantação do sistema de vigilância, que é um avanço, mas é fundamental dar estrutura para a PM e a Polícia Civil, a fim de que possam enfrentar as questões dos novos tempos. Hoje, cumprem sua missão, mas os esforços dos policiais contam mais do que lhes é dado pelo Estado.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor de fechamento de pista em trecho da Avenida Rio Branco para ciclovia nos fins de semana?