Publicidade

04 de Julho de 2014 - 06:00

Edital do Dnit anuncia conclusão da BR-440, mas é fundamental que a obra não pare mais

Por Tribuna

Compartilhar
 

Depois de um bom período de espera, suficiente para a troca de ministros e de diretores do próprio departamento, o Dnit publicou edital para a escolha da empreiteira que deverá concluir as obras da BR-440, no trecho entre o Campo do Nova União e a BR-040. O projeto primário, ainda do início dos anos 1980, previa a ligação da rodovia com a Avenida Rui Barbosa, mas a longa demora de tirá-lo do papel ficou comprometida pelo adensamento urbano e pelos próprios custos. A previsão é que o trecho atual esteja concluído em 27 meses - mais de dois anos -, com novos prazos para outras ações.

A Tribuna, na edição de ontem, revelou que o prefeito Bruno Siqueira iria articular para que não houvesse o uso de caminhões, para evitar riscos para a população; preocupação apresentada por lideranças de bairros da região. Mas a simples conclusão da obra já é um avanço, pois cria novo acesso à BR-040 e dá fim ao drama do entorno da atual 440, especialmente para os moradores da Cidade Alta, pois convivem com poeira e outros danos de um projeto inacabado.

Ademais, com a ligação até o Campo do Nova União, será possível investir na via paralela, que atende à área urbana. A Avenida Pedro Henrique Krambeck carece de asfaltamento e sinalização, já que pode se transformar, também, numa alternativa em caso de se estabelecer mão única na Avenida Costa e Silva.

Além de abrigar a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Cidade Alta tornou-se um polo residencial de grande densidade e de comércio ativo, o que faz dela prioridade em ações públicas na área de mobilidade. Nesse pacote, deve entrar também o entorno da UFJF, já que o campus oficialmente não foi, não é e nem deve ser considerado uma ligação com a região Sul da cidade.

Quanto à obra da BR-440, a ser reiniciada, deve ir até o fim.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que alertas em cardápios e panfletos de festas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool contribuem para reduzir o consumo de bebidas por motoristas?