Publicidade

06 de Abril de 2014 - 06:00

Com o vencimento dos primeiros prazos, candidatos vão às ruas buscar o apoio dos eleitores

Por Tribuna

Compartilhar
 

Oficialmente, a campanha eleitoral ainda não está nas ruas, mas a desincompatibilização dos pré-candidatos, como governadores, ministros e secretários, aponta para o início da temporada de caça ao voto. No caso mineiro, o governador Antonio Anastasia saiu, em princípio, para coordenar o programa do senador Aécio Neves - nome que o PSDB leva para a disputa presidencial. Mas seu nome está inscrito entre os pré-candidatos ao Senado, na única vaga prevista para o pleito de outubro. Pelas pesquisas, é pule de dez, já que saiu bem-avaliado, embora tenha na segurança o seu calcanhar de Aquiles. A discussão nos bastidores políticos se desenvolve sobre seu suplente, uma vez que, num eventual Governo Aécio, ele seria ministro da Casa Civil, e o suplente assumiria o posto.

Como a figura do suplente tornou-se um grande negócio - basta ver a situação de dois dos três representantes mineiros: Clésio Andrade e Zezé Perrela, que assumiram sem ter votos -, criou-se mais uma moeda de troca no processo sucessório. Mesmo com a eventual reeleição da presidente Dilma Rousseff, a suplência de Anastasia continuaria sendo um bom investimento, pois ele é o nome que o PSDB dispõe para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte em 2016.

A situação se repete pelo país afora, apontando para o início objetivo das ações dos candidatos. O pernambucano Eduardo Campos saiu do Palácio das Princesas para um apart hotel em São Paulo. Vai morar no coração econômico do país, onde também está o maior contingente de eleitores. Aécio, que já transita bem pelo Sudeste, fará do Nordeste a sua rota prioritária. A presidente da República, que busca a reeleição, se reforça em colégios eleitorais estratégicos, como o de Minas Gerais, onde nasceu, mas não fez política partidária. Na semana que começa, deve fazer uma nova visita ao estado. O jogo está só começando.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você já presenciou manifestações de intolerância religiosa?