Publicidade

17 de Maio de 2014 - 06:00

Projeto permitindo a utilização do dinheiro do tráfico para recuperar os usuários é um avanço

Por Tribuna

Compartilhar
 

A comunidade, a despeito de todas as campanhas de esclarecimentos, tem uma visão precária sobre os danos da droga. O drama que afeta milhares de famílias é uma experiência singular para quem tem um dependente dentro de casa. Todos, sem exceção, descem aos infernos, pois não se trata de um problema que afeta apenas o usuário. Daí, a necessidade de disseminação da discussão, como ora propõe a Prefeitura através do programa "JF + Vida", lançado pelo prefeito Bruno Siqueira, na última quinta-feira. Ele estabelece políticas públicas sobre as drogas e é acrescido de lei que permite que valores apreendidos sejam usados em ações de prevenção e reinserção de dependentes químicos.

Há diversos programas em curso no país, mas ainda insuficientes para atender a uma demanda crescente, que se disseminou, principalmente, pelo crack, droga de relativo baixo custo e de forte poder de vício. Hoje, dados do próprio Governo indicam que 98% dos municípios brasileiros já foram atingidos pela droga. Há, portanto, vários eixos a serem colocados conjuntamente em prática para virar o jogo: a coerção, que se manifesta por meio do aparelho policial, a prevenção, que tem o viés de ações voltadas para a saúde pública, e a reinserção, uma vez que não basta tirar o viciado de sua zona de conforto e deixá-lo à mercê da própria sorte.

O projeto lançado pela Municipalidade deve, pois, ser uma causa de todos, já que Juiz de Fora, como as demais metrópoles, vive o drama diário de ver jovens matando e morrendo, na maioria das vezes, por conta das drogas. Os crimes contra o patrimônio também têm no tráfico uma de suas principais motivações. Sem meios para se sustentar, o usuário começa com pequenos furtos dentro de casa, indo, depois, para ações mais ousadas, que culminam em vítimas inocentes.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?