Publicidade

22 de Fevereiro de 2014 - 06:00

Antecipação do carnaval será testada neste fim de semana com apresentação das Escolas de Samba na Avenida Brasil

Por Tribuna

Compartilhar
 

Juiz de Fora vive, a partir de hoje, uma experiência inédita, com a antecipação, em uma semana, dos desfiles das Escolas de Samba. Foram várias as razões enumeradas pelos responsáveis pela decisão, mas que só o tempo dirá se valeu a pena ou não. Um dos argumentos foi a coincidência com os eventos do Rio de Janeiro, que tiravam o público da Passarela do Samba na Avenida Brasil. Pode até ser, mas não é de hoje que os desfiles vêm perdendo público. A concorrência com o estado vizinho, ampliada pela cobertura da televisão, não é algo novo. O que mudou foi a conformação das escolas locais, que, ao contrário das do Rio e de São Paulo, respeitadas as devidas proporções, não se inovaram. Os eventos são dirigidos por uns poucos abnegados, que não medem esforços para manter suas entidades na avenida.

Durante muitos anos, a despeito dos exageros, o carnaval de Juiz de Fora chegou a ser considerado um dos melhores do país, pois havia investimentos em bailes de clubes e nos desfiles. A cidade se envolvia de corpo e alma nos eventos, e as apresentações das Escolas de Samba eram pontuadas por uma salutar disputa. Hoje, os clubes, ressalvadas as exceções, fazem apenas bailes pré-carnavalescos, o que já é saudável, mas fecham seus salões no carnaval. O folião fica sem opção, preferindo, então, as praias à avenida.

É certo que os tempos são outros, e nem sempre tem valido a pena sair de casa à noite ante a incerteza da volta. Os enfrentamentos de gangues isolaram a população, que prefere a televisão a ser alvo das agressões. O exemplo mais recente está na comunidade da Zona Norte, que, de moto próprio, cancelou sua festa de rua, por temer a violência.

Nessa composição de fatores, a tentativa da antecipação pode ter sido um passo adiante, mas, como foi dito acima, só o tempo dirá se a decisão foi acertada.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?