Publicidade

16 de Julho de 2014 - 08:32

Terminada a Copa do Mundo, país se prepara, agora, para receber os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro

Por Tribuna

Compartilhar
 

O matutino "O Globo", em sua edição de domingo, começou a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2016, que, de novo, vão colocar o Brasil sob o olhar do mundo. Desta vez, é fato, será um evento localizado, previsto apenas para o Rio de Janeiro, mas que, mesmo assim, serve para recolocar em discussão a capacidade brasileira de se organizar. A Copa do Mundo, a despeito do pessimismo local e internacional, foi um sucesso fora do campo. As Olimpíadas também serão?

O prefeito Eduardo Paes, a quem caberá organizar a logística da cidade, garantiu que tudo estará pronto no devido prazo, mas terá que andar rápido, pois, desta vez, não são apenas estádios de futebol como os que foram construídos. Os jogos envolvem várias modalidades, o que exige ginásios, pistas e até mesmo a despoluição da Baía de Guanabara para a realização de algumas provas aquáticas. O Porto do Rio, ora em revitalização, também é outro desafio, pois faltam apenas dois anos para a competição.

A capacidade brasileira de se mobilizar foi posta à prova na Copa do Mundo, mas nada sugere que se deve repetir a corrida contra o tempo que marcou algumas arenas. Ademais, salvo os estádios, obras de acessibilidade ficaram para trás na maioria dos estados. Como são legados, precisam ser concluídas até para justificar o alto investimento que receberam.

Vizinha do Rio de Janeiro, Juiz de Fora pode, de novo, se apresentar como subsede para um evento internacional, mas, para isso, também deve fazer o dever de casa, como melhorias no Estádio Radialista Mário Helênio - e não apenas a troca do gramado -, conclusão do Ginásio Poliesportivo e preparação de mão de obra para lidar com os turistas. Neste aspecto, o país deu show, mas foi preciso qualificar milhares de voluntários que cumpriram bem o seu papel.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?