Publicidade

08 de Junho de 2014 - 06:00

Aumento da inflação e queda no emprego influenciam opinião do eleitor, de acordo com pesquisas

Por Tribuna

Compartilhar
 

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem aponta o pessimismo do brasileiro com a economia, com reflexo nos candidatos à Presidência, especialmente Dilma Rousseff, que tem a caneta na mão. Seus adversários diretos, Aécio Neves e Eduardo Campos, também são afetados, pois boa parte dos eleitores não vê neles uma saída viável. Tanto a queda da presidente quanto a estagnação dos adversários, porém, são próprias do processo, sobretudo por conta da Copa do Mundo, que desvia a atenção dos pesquisados.

Mesmo com os protestos sendo ensaiados, a maioria está preocupada com a Seleção. O time de Luiz Felipe Scolari é o centro das atenções, ficando a sucessão presidencial para depois da competição. A segunda metade de junho e a primeira de julho devem ser usadas para medidas de bastidores, já que não dá para atos de repercussão enquanto a bola estiver rolando.

A economia, porém, é uma demanda que tem influência permanente no humor da população, com ou sem Copa, pois tem atuação direta nas contas do fim do mês. Os dados apresentados pelo Datafolha dizem que o pessimismo bate recorde, sobretudo por conta da inflação e do desemprego, dois fantasmas que o brasileiro tinha tirado de seu cardápio há muito tempo. Os pesquisados, mesmo aqueles que ainda não foram afetados, acham que a situação vai piorar.

A pesquisa também indicou um dado inédito. Superado apenas pelo ex-presidente Lula, que tem mantido tal performance nos últimos pleitos, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, tornou-se o segundo voto mais influente na eleição: 26% disseram que com certeza votariam no candidato que ele indicar. Barbosa, que está se aposentando, deve se manter distante da disputa, repetindo o gesto de não se desincompatibilizar para entrar na campanha. Desta vez, em vez do palanque, seu destino pode ser uma longa viagem.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você já presenciou manifestações de intolerância religiosa?