Publicidade

10 de Janeiro de 2014 - 07:00

Com definição dos candidatos do PT e do PSDB, a escolha do PMDB será estratégica para o processo eleitoral em Minas

Por Tribuna

Compartilhar
 

A partir do carnaval - que em Juiz de Fora será celebrado com uma semana de antecedência -, os mineiros já saberão os nomes de dois de seus principais candidatos à vaga de Antonio Anastasia no Governo de Minas. O Partido dos Trabalhadores, embora não tenha feito convenção, já definiu o ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, como seu indicado. O PSDB anunciou que até a segunda quinzena do mês que vem vai escolher entre o deputado Marcus Pestana e o ex-ministro Pimenta da Veiga.

Sorte lançada, resta o PMDB, sempre uma incógnita no xadrez pré-eleitoral, com suas táticas próprias de articulação. Profissional no jogo político, o partido, em Minas, vive o dilema hamletiano de ser ou não ser, isto é, se tem ou não candidato ao posto majoritário. Se depender das lideranças estaduais, o senador Clésio Andrade será confirmado, mas, nos tempos de hoje, as cúpulas nacionais, em nome de um projeto mais amplo, sempre têm a palavra final. O próprio PSDB, para garantir palanques de Aécio Neves em todos os estados, vai reduzir as prerrogativas de escolha dos diretórios estaduais. No PMDB não será diferente.

Com candidatura própria, o partido torna-se um fator importante na definição de um eventual segundo turno. O problema é sustentar um possível projeto de Clésio Andrade, na iminência de julgamento do mensalão mineiro: o senador era vice de Eduardo Azeredo, quando este tentou a reeleição, e sócio de Marcos Valério, que começou suas articulações de caixa dois em território mineiro. Os demais peemedebistas, a começar pelo ministro Antônio Andrade, da Agricultura, não pensam em voo solo, preferindo ser vice de Fernando Pimentel, algo que agrada a Brasília, pela garantia da aliança, mas ainda não cativou o coração dos peemedebistas mineiros.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?