Publicidade

02 de Março de 2014 - 06:00

Público se divide na análise do carnaval antecipado, mas somente com dados sólidos é possível avaliar a mudança

Por Tribuna

Compartilhar
 

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), por informação de seu próprio superintendente, Toninho Dutra, fará nos primeiros dias de março uma série de reuniões com diversos segmentos, para avaliar a antecipação dos desfiles das escolas de samba. Nas ruas, como a Tribuna atestou, as opiniões se dividem, mas somente com dados técnicos e com personagens diretamente envolvidos no evento é que será possível dizer se valeu a pena.

Os críticos entendem que a cidade, já neste fim de semana, estará parada, uma vez que os desfiles que mobilizam a massa já ocorreram. Outros, no entanto, consideram que foi até bom, pois ampliou-se a festa, que começou uma semana antes e ainda dá espaço na agenda para outras demandas, inclusive viajar.

Nessa discussão, é preciso considerar que a única alteração ocorreu com os desfiles das escolas de samba, uma vez que os demais eventos repetiram a data de anos anteriores, a começar pelo Corredor da Folia - um sucesso de público e de crítica - que mobilizou milhares de foliões pelos bairros e pelo Centro da cidade. A Banda Daki, uma das principais referências do carnaval continua no primeiro dia de festas, embora, este ano, em vez de abrir, estará fechando o ciclo de apresentações. A chave que abre pode ser a mesma que fecha, sem afetar o ânimo dos que gostam da folia.

É possível considerar, porém, que os desfiles, em vez de sábado e domingo, poderiam ocorrer na sexta-feira e no sábado, pois complicaria menos a vida dos que gostam de participar e têm trabalho na segunda-feira, já que é um dia útil. Esta questão, certamente, será levada em conta se houver a constatação do dano.

A despeito da avaliação dos convidados da Funalfa, a experiência não deve se esgotar em apenas uma edição. O evento de 2015, com as devidas correções, poderá, este sim, ser a bússola para as próximas decisões.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?