Publicidade

18 de Dezembro de 2013 - 07:00

Compartilhar
 

OBRAS VIÁRIAS

O prefeito Bruno Siqueira (PDB) recebeu ontem a confirmação de empenho pelo Governo federal de mais R$ 23 milhões junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para as obras viárias. O valor é bem maior que os R$ 14 milhões já anunciados pelo Dnit e deve assegurar quase que a totalidade necessária para a conclusão das intervenções urbanas. O aumento do aporte é resultado da última viagem do chefe do Executivo a Brasília. Pelo Twitter, Bruno destacou a importância da medida, que agora depende de liberação da União. "O valor representa a garantia da conclusão das principais obras." Para 2014, a expectativa é de entrega de alguns projetos já em andamento, como as pontes da Avenida Brasil.


Plano Diretor

O consultor do BID e professor da Faculdade Mackenzie, Carlos Leite, defendeu ontem um modelo de "Cidade inteligente, cidade sustentável" como base para os municípios. A palestra, realizada no auditório do Banco do Brasil, abriu os debates sobre o Plano Diretor Participativo de Juiz de Fora, como parte de estratégia da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura. O evento contou com a participação de vários secretários municipais e técnicos do Executivo, vereadores, arquitetos, engenheiros e estudantes.


Concentração

O conceito de cidade inteligente e sustentável prevê um debate sobre a compactação que, segundo o professor, não quer dizer adensamento. Ele prevê que a inovação surja da concentração. "Uma cidade inteligente hoje não é morar longe, onde só se chega de carro. Nem trabalhar num lugar onde só tem prédio." O consultor destacou a característica do Centro de Juiz de Fora, onde as pessoas ainda se encontram, onde existe urbanidade. O plano diretor está sendo revisto com três anos de atraso.


Desconforto

Declarações recentes do senador Clésio Andrade e do presidente PMDB-MG, o deputado federal Saraiva Felipe, causaram desconforto na bancada peemedebista da ALMG. Oito deputados assinaram nota rechaçando uma possível aproximação da legenda com o PSDB, visando à sucessão do governador Antonio Anastasia. O texto reafirma a condição de oposição, tirada pela Executiva estadual do PMDB. No último domingo, os peemedebistas sinalizaram o anseio de lançar candidatura própria. Clésio e o empresário Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, aparecem como candidatáveis.


Recapeamento

Durante a reunião que selou a devolução de recursos da Câmara Municipal para a Prefeitura, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) agradeceu aos vereadores a aprovação do orçamento 2014 na semana passada. O chefe do Executivo destacou a destinação de 30% das verbas municipais para saúde e para educação. Bruno anunciou que o planejamento financeiro do ano que vem prevê o asfaltamento ou recapeamento em diversos bairros, tais como Nova Era e Previdenciários, e a Rua Mamoré, em São Mateus. As ações são fruto de parceria com o Governo do estado.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?