Publicidade

28 de Dezembro de 2013 - 07:00

Compartilhar
 

PARA COMEÇAR

Foi assinada ontem a ordem de serviço para o início das obras de construção da nova sede da Câmara. O presidente da Casa, Julio Gasparette, acentuou que a inauguração deve ocorrer no fim de 2015. A despeito do período de chuvas, a Mesa Diretora acredita que a empresa Ribeiro Alvim Ltda., vencedora da concorrência, inicie seus trabalhos já no início de janeiro. Os recursos para a construção serão viabilizados por meio de uma parceria com a Caixa Econômica Federal. Isso será possível devido à criação do Fundo Especial da Câmara (Funcam), aprovado recentemente com destinação específica para a construção da nova sede. O superintendente regional da Caixa, Luiz Guilherme de Campos, segundo a página da Câmara na internet, informou que, tão logo seja erguida a estrutura do prédio, será celebrado contrato de aluguel de um espaço no térreo para a instalação de uma agência bancária. Ela atenderia basicamente aos três poderes.


Canteiro

O Terreirão do Samba, que já abriga a Prefeitura e a Justiça Federal, deverá se transformar num canteiro de obras em 2014. Além da sede do Legislativo, também o Tribunal de Justiça deve dar início à construção do novo fórum, a fim de abrigar a Justiça estadual em Juiz de Fora, hoje descentralizada em vários imóveis da cidade. A última etapa já foi concluída este mês, com a doação de um terreno pela universidade federal, que complementará o espaço já cedido ao tribunal. A planta do novo fórum já está com o juiz Edir Guerson da Silveira.


Sistema viário

Como a Prefeitura também deve executar obras na região, com a construção de uma trincheira sob a linha férrea, dentro do projeto do novo sistema viário, a região ficará comprometida por um bom período. Hoje, o local é um grande estacionamento, que atende a demandas da própria Prefeitura e da Justiça Federal. Com o canteiro de obras instalado, será preciso buscar outro local, já que o trânsito de veículos das construtoras será problemático para os demais usuários.


Pela prevenção

Quando retornar o período de reuniões da Câmara de Juiz de Fora, no dia 6 de janeiro de 2014, o presidente da Casa, Julio Gasparette (PMDB), vai apresentar requerimento para que as dragas voltem ao Rio Paraibuna. Ele também vai sugerir ao prefeito Bruno Siqueira (PMDB) o aproveitamento do projeto de despoluição do Rio para que seja feito alargamento em alguns trechos, como entre o Terminal Rodoviário Miguel Mansur e o Viaduto Ramirez Gonzalez.


Feliz 2014

Ao postar nota no Facebook de votos para 2014, o ex-prefeito Tarcísio Delgado pregou a reflexão e mostrou-se otimista com o ano que se aproxima. "Se 2014 for igual a 2013, ótimo. Mas vai ser melhor." Lembrou dos que já morreram e o papel da fé no dia. Ao final, destacou, quando citava os votos de novo ano: "É o que desejo aos amigos e inimigos, se é que os tenho". O ex-prefeito, mesmo que não seja candidato, já anunciou que participará ativamente da próxima campanha eleitoral.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você pretende substituir o ovo de Páscoa por outros produtos em função do preço?