Publicidade

18 de Fevereiro de 2014 - 06:00

Compartilhar
 

PELA VERDADE

Os membros da Comissão Parlamentar Especial da Memória, Verdade e Justiça - Julio Gasparette (PMDB), Rodrigo Mattos (PSDB), Zé Márcio (PV), Jucelio Maria (PSB) e Roberto Cupolillo (PT) - visitaram ontem o Arquivo Histórico Municipal para analisar jornais e documentos com referências ao período de março a abril de 1964, quando ocorreram os fatos que culminaram com a cassação dos vereadores Peralva Miranda Delgado, Francisco Afonso Pinheiro, Jair Reihn e Nery Mendonça, no dia 7 de maio do mesmo ano. A ideia, além de uma sessão para retomar simbolicamente o mandato, é fazer uma publicação destinada a apresentar à população os parlamentares cujos mandatos foram cassados e as circunstâncias que levaram a própria Câmara a tomar essa decisão. Historiadores de época acentuam que não foi um ato de moto próprio dos demais vereadores, e sim de pressão dos militares. O único que não cedeu foi Newton Vianna, que também quase perdeu o mandato.


'Fica vivo'

O governador Antonio Anastasia anunciou ontem uma série de medidas para combater a violência, como aumento do efetivo das polícias Civil e Militar. A distribuição ainda não foi definida, mas a cidade ficou fora do programa "Fica vivo", para redução das mortes entre jovens de 12 a 24 anos. Serão lançados quatro novos Centros de Prevenção em Belo Horizonte (Bairro Justinópolis), Governador Valadares (Bairro Carapina), Uberlândia (Bairro Canaã) e Betim (Bairro Jardim Teresópolis). Em Juiz de Fora, a Zona Norte já registrou dez homicídios.


Comandantes

O coronel Ronaldo Nazareth, que vai para a reserva, passa o comando da Quarta Região de Polícia Militar, na próxima sexta-feira, para o coronel José Geraldo de Lima, vindo da capital. Na mesma solenidade, serão trocados também os comandos do 2º Batalhão de Polícia Militar, com o tenente-coronel Renato Sampaio Prestes assumindo a vaga do tenente-coronel Mário César da Silva, e na 4º Cia. de Meio Ambiente e Trânsito. Atual comandante, o tenente-coronel Prestes passa o posto para o tenente-coronel Sebastião Justino. O evento será no Expominas, às 16h.


De todos

Na solenidade de ontem, em que inaugurou a Escola Municipal de Rosário de Minas, o prefeito Bruno destacou a medida inédita de aplicar mais de 30% do orçamento na educação. Durante o seu pronunciamento, ele fez questão de dizer que não se tratava de algo exclusivo do Governo e dividiu a responsabilidade do investimento com professores, funcionários, sindicatos e partidos políticos: "Agora todos devem fazer dar certo, dando um futuro digno para nossas crianças".


Diretores

Representantes da Comissão de Educação da Assembleia vão se reunir hoje com a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, no final da tarde, para tratar das reivindicações formuladas pelos diretores de escolas estaduais, principalmente sobre remuneração, certificação e carga horária. O encontro é resultado de carta da Associação de Diretores de Escolas Oficiais do Estado de Minas à comissão. Os deputados querem saber em que pé estão as discussões sobre as demandas apresentadas pela associação.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o resultado do PIB nos dois últimos trimestres vai interferir no resultado das eleições?