Publicidade

15 de Março de 2014 - 06:00

Compartilhar
 

PELA PAZ

Moradores da Zona Norte continuam mobilizados e vão, hoje, retomar o ciclo de ações de combate à violência. O movimento "Basta de violência, a Zona Norte pede paz" começa a recolher assinaturas pedindo medidas dirigidas ao desarmamento nas áreas de maior incidência de conflitos e disparos. O evento inicial está programado para o Bairro São Judas Tadeu, a partir das 11h. O bairro foi escolhido em razão de completar um mês da morte de um jovem, "vítima inocente de arma de fogo", diz o texto de convocação. A fim de atrair a população, serão feitas diversas atividades, inclusive a verbalização de mensagens por meio de cartazes. Os moradores também vão pedir a instalação de uma unidade da Polícia Militar, embora reconheçam que investimentos em equipamentos e projetos sociais também sejam fundamentais para reverter o atual cenário de insegurança.


Tarifas

O calendário de audiências públicas ganhou mais uma pauta. Chegaram ontem à Câmara dois pedidos de audiência, formulados pela própria Prefeitura, para discutir o reajuste das passagens de ônibus e tarifas dos táxis. Em princípio, a data mais provável é o dia 20, para os táxis, e dia 27, para os ônibus, mas falta confirmação. No texto, a Prefeitura não antecipa índices prováveis para a tarifa de ônibus, pois a meta da reunião é apontar os critérios que estão sendo utilizados nos estudos preliminares. Os empresários se queixam da falta de reajustes, enfatizando que estão com os custos no limite.


Parlamento

Cerca de 150 jovens de escolas públicas e privadas participaram ontem na Câmara da abertura do Parlamento Jovem de Minas Gerais, que este ano vai ter como discussão central o envelhecimento com qualidade de vida. O tema será subdividido em direito de envelhecer bem; promoção da convivência intergeracional e protagonismo social e político. Na abertura do evento, o presidente da Câmara, Julio Gasparette, destacou a importância de os jovens discutirem assuntos de importância para a sociedade e verem na política um instrumento de transformação.


Homenagem

O ex-deputado e líder sindical Clodesmidt Riani será homenageado pela Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas, em Belo Horizonte. A sede da entidade na capital terá o seu nome por conta de sua trajetória em defesa dos trabalhadores. O convite para o uso do nome foi formulado pelo presidente da Federação, Cosme Nogueira, que já presidiu o Sinserpu de Juiz de Fora. Riani sentiu-se honrado e autorizou a medida. A sede deve ser inaugurada ainda este mês.


Benefícios

A Comissão de Trabalho, Previdência e Ação Social da Assembleia realiza nesta segunda-feira um debate sobre a proposta de emenda à Constituição - ora em tramitação na Câmara Federal - que trata da isenção da cobrança de contribuição previdenciária de servidores públicos inativos e pensionistas. Autor da proposta, o deputado Carlos Motta (PSB-MG) antecipa que o benefício se estenderia aos servidores aposentados e pensionistas da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A meta é revogar o Artigo 4º da reforma da Previdência datada de 2003.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que a realização de blitze seria a solução para fazer cumprir a lei que proíbe jogar lixo nas ruas?