Publicidade

08 de Abril de 2014 - 07:00

Compartilhar
 

MESMOS PASSOS

Ao dar posse ao seu secretariado - a maioria remanescente da gestão Antonio Anastasia -, o governador Alberto Pinto Coelho deu mostra de que seguirá os mesmos passos do antecessor. No discurso de posse, na última sexta-feira, e ontem, ele reafirmou que vai renovar os mesmos princípios e os mesmos compromissos da gestão anterior. A prova material está na própria equipe. Reassumiram os cargos de secretários Danilo de Castro (Governo), Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil e de Relações Institucionais), Renata Vilhena (Planejamento e Gestão), Leonardo Colombini (Fazenda), Rômulo Ferraz (Defesa Social), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Eliane Parreiras (Cultura), Narcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Tiago Lacerda (Turismo e Esportes). "Os desafios estão postos, e, certamente, o maior deles cabe a mim, de buscar suceder o grande homem público, o ex-governador Antonio Anastasia, mirando-me em tudo o que foi feito ao longo da última década pelos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia", discursou o governador.


Padrinhos

A última pesquisa do Datafolha foi emblemática para os candidatos, pois apontou que os três mais bem-pontuados já definiram seus padrinhos políticos: a presidente Dilma conta com o prestígio do ex-presidente Lula, o socialista Eduardo Campos tem respaldo da ex-ministra Marina Silva, e o senador Aécio Neves tirou do limbo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, escondido pelos candidatos José Serra (nas duas tentativas) e Geraldo Alckmin. Trinta e sete por cento dos eleitores seguiriam a sugestão de Lula; 81%, a recomendação de Marina Silva, e 12% ouviriam a indicação de FHC.


Padrinhos II

Mas o dado que chamou a atenção foi a cotação do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal. Fora da disputa, pois não se desincompatibilizou na última sexta-feira, pode ser, no entanto, um ator importante se resolver investir na campanha. Vinte e um por cento dos eleitores seguiriam sua recomendação sobre em qual candidato votar. Depois de Lula, com 35%, ele também teria o menor desgaste, pois somente 39% não acolheriam sua indicação, enquanto Marina Silva atinge 41%, e FHC, 57%. O ministro ainda não falou nada sobre os candidatos.


Já começou

Oficialmente, a campanha eleitoral começa depois das convenções, mas os candidatos estão em campo levando junto a fiscalização dos adversários. Os tucanos protocolaram ontem, no Tribunal Regional Eleitoral, uma representação contra o petista Fernando Pimentel pelo que consideram propaganda eleitoral antecipada. A referência seriam fotos do candidato petista pedindo votos, que já circulam em anúncios adesivos exibidos na traseira de ônibus. O autor da representação é o deputado Marcus Pestana, presidente do diretório estadual do PSDB.


Prevenção

A Prefeitura de Matias Barbosa, que fica à vazante do Paraibuna - rio que corta Juiz de Fora -, embora o período das chuvas esteja acabando, tomou providências na segurança. Na última sexta-feira, foi instalada uma estação hidrológica para monitoramento do rio e o volume de chuvas na ponte que liga os bairros Santa Clara e Nossa Senhora da Penha. O equipamento colhe informações em tempo real e, via satélite, envia os dados para o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. O Cemadem faz o processamento e retorna as informações para a Defesa Civil.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprovou a seleção convocada por Dunga?