Publicidade

12 de Abril de 2014 - 15:43

Compartilhar
 

 

DISPUTA INTERNA

O deputado Leonardo Quintão pediu o afastamento, ou licença, do presidente do diretório estadual do PMDB, Antônio Andrade. Oficialmente, o motivo seria a participação do ex-ministro na caravana do candidato do PT, Fernando Pimentel, a Ipatinga, ontem, num momento em que ainda se discute se os peemedebistas vão para o projeto da candidatura própria ou se vão se aliar ao Partido dos Trabalhadores. Quintão considera que o gesto foi temerário, pois, como presidente da instância que trata do assunto, Andrade estaria sinalizando que a questão está fechada, quando não está. No entanto, o que se diz na capital é que o pano de fundo da irritação de Quintão seria a decisão do presidente do diretório estadual de intervir no diretório municipal de Belo Horizonte, do qual o deputado é presidente, um dos focos de defesa da candidatura própria. A medida estaria sendo avaliada para se estender também em outros redutos nos quais a resistência a Pimentel esteja prosperando.

 

Barba de molho

Numa situação como essa, o diretório municipal de Juiz de Fora deve colocar as barbas de molho. O comando municipal, com respaldo, sobretudo, do presidente da Câmara, Julio Gasparette, tem sido polo ativo pela candidatura própria. Em recente encontro em Belo Horizonte, o presidente da seção municipal, Paulo Gutierrez, e o coordenador regional, Orlandsmidt Riani, apoiaram a tese que rejeita a aliança com o PT já no primeiro turno. Já Gasparette foi signatário de uma carta aos correligionários com o mesmo discurso. Amigo do prefeito Bruno Siqueira, Toninho Andrade ainda não deu esse sinal para a cidade.

 

Primeiro escalão

Mudanças no comando do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). Após receber proposta de trabalho do setor privado, que ele considerou irrecusável, o diretor-geral, André Luis Zattorre Medeiros, pediu exoneração do cargo. O prefeito Bruno Siqueira aceitou e decidiu que o novo titular será Marlon Martins, atual secretário de Agropecuária. Este, por sua vez, será substituído interinamente pelo engenheiro agrônomo Edson Fontes, dos quadros da secretaria. Zattorre agradeceu ao prefeito e foi enfático ao dizer que sua decisão se deu única e exclusivamente por conta do mercado.

 

 

Pacificador

O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, fará sua primeira visita a Minas, após sua desincompatibilização do Governo de Pernambuco, no dia 5 de maio, quando vai receber o título de cidadão honorário de Contagem. Sua visita vem a calhar, pois não logrou êxito a reunião do presidente do diretório estadual do PSB, Júlio Delgado, com o ambientalista Apolo Henriger, ligado à Rede, de Marina Silva. Com respaldo da ex-ministra, ele contrariou acordo e se lançou candidato ao Governo pelo PSB, embora haja um pacto de convivência entre socialistas e tucanos.

 

Cassado

Na sessão de quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral manteve a cassação do mandato do prefeito de Nova Lima (cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte), Cássio Magnani Júnior (PMDB), e da sua vice, Maria de Fátima Monteiro Aguiar (PT), após a apresentação de quatro embargos declaratórios impetrados por seus advogados. O TRE confirmou a cassação, mas, em virtude de liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral, no início da semana, os cassados permanecem nos cargos até a publicação dos acórdãos do julgamento desses embargos. O relator foi o juiz Alberto Diniz.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a retirada das pinturas de Lucio Rodrigues dos pontos de ônibus?