Publicidade

10 de Maio de 2014 - 06:00

Compartilhar
 

RESGATE HISTÓRICO

O ex-presidente da Câmara Wilson Coury Jabour participou, na última quarta-feira, de gravação do documentário sobre os quatro vereadores de Juiz de Fora - Jair Reihn, Francisco Afonso Pinheiro, Peralva de Miranda Delgado e Nery de Mendonça - que tiveram seus mandatos cassados após o Golpe de 1964. O resgate histórico do episódio está sendo feito pela Comissão Parlamentar Especial da Memória, Verdade e Justiça, composta pelos vereadores Julio Gasparette (PMDB), Rodrigo Mattos (PSDB), Zé Márcio (PV), Jucelio Maria (PSB) e Roberto Cupolillo (Betão-PT). Ontem foi a vez do sindicalista e ex-deputado Clodesmidt Riani gravar seu testemunho. O documentário será exibido durante cerimônia de restituição simbólica dos mandatos dos vereadores cassados em data ainda a ser definida.


Estranharam

Integrantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural estranharam a reação do ex-secretário de Administração Vítor Valverde sobre a reprovação do antigo projeto de revitalização da Praça da Estação. Documentos do Conppac e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico revelam que o veto ocorreu no final de 2012, ou seja, ainda no Governo anterior. Em carta à Tribuna, ele fez duras críticas ao atual superintendente da Funalfa, Toninho Dutra.


Estratégias

A Executiva Municipal do PSDB tinha reunião ontem com o presidente do diretório estadual, deputado Marcus Pestana. Na pauta, as estratégias eleitorais. O partido espera melhorar sua performance em Juiz de Fora, garantindo expressiva votação aos seus candidatos e, especialmente, ao senador Aécio Neves, que vai disputar a Presidência da República. Pestana é o único nome local tentando a reeleição para deputado federal, mas ele também tem garimpado apoio para o ex-ministro Pimenta da Veiga, que disputará o Governo.


Pelos idosos

Embora haja avanços, os vereadores da Comissão Especial do Idoso não gostaram do que viram nos supermercados de Juiz de Fora, durante blitze em cinco unidades. Consideram que ainda há muito a ser feito para que a terceira idade seja tratada com dignidade. Muitas leis não estão sendo cumpridas, e outras precisam ser aprimoradas. Os supermercados visitados possuem caixa preferencial, mas os vereadores acharam o número insuficiente. Por isso, irão elaborar projeto de lei prevendo uma percentagem entre 15% e 20% do total para essa parcela da população.


Pelas mulheres

Juiz de Fora será sede, no dia 16 deste mês, do encontro regional envolvendo representantes de câmaras municipais, entidades e órgãos representativos das mulheres da Zona da Mata. Trata-se de uma iniciativa da Escola do Legislativo de Juiz de Fora em parceria com a Associação Brasileira do Legislativo e de Contas. Discutindo a política e o Legislativo, a ser realizado na Câmara Municipal, a partir das 19h, terá entre os convidados a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, e o professor Antônio Barbosa.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?