Publicidade

17 de Maio de 2014 - 06:00

Compartilhar
 

NÃO SURPREENDE

O PSDB já definiu a chapa que irá disputar o Governo de Minas nas eleições de outubro. Na noite da última quinta-feira, os tucanos confirmaram o nome do candidato que irá compor com o ex-ministro Pimenta da Veiga, pré-candidato ao Governo de Minas. A escolha do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Dinis Pinheiro, como candidato a vice-governador não chega a surpreender. Tal costura já vinha sendo feita desde outubro do ano passado, quando um acordo levou Dinis a trocar as hostes tucanas pelo PP. Com a definição, os dois partidos repetem a dobradinha vitoriosa de 2010, quando o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) e o atual chefe do Executivo estadual, Alberto Pinto Coelho (PP), foram eleitos para chefiar o Palácio Tiradentes.


Anastasia

No mesmo encontro, Antonio Anastasia, que se desincompatibilizou do Governo mineiro no início de abril, também foi confirmado como candidato tucano ao Senado. Outra decisão que não traz grandes surpresas, já que sua candidatura vem sendo ventilada desde o ano passado. A definição dos nomes do ex-governador e de Dinis Pinheiro coloca fim às especulações. O anúncio oficial acontece em um ato político agendado para esta segunda-feira, em Belo Horizonte. Candidato à Presidência, o senador Aécio Neves (PSDB) estará presente no evento, que deve reunir 20 partidos que integram a pré-candidatura tucana.


Benemérito

Prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB) é agora cidadão benemérito da cidade. O chefe do Executivo local recebeu a honraria na noite da última quinta-feira, em solenidade realizada na Câmara. A deferência é fruto de projeto de lei assinado pelo vereador Isauro Calais (PMN), também responsável pela entrega. Esta foi a primeira vez que um prefeito em exercício recebe o título. Ambos se aproximaram muito durante a campanha do peemedebista à Prefeitura em 2012, tanto que Isauro tem hoje o apoio de Bruno em sua empreitada em busca de uma vaga na ALMG.


Seminário

O diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) promove hoje o quinto Seminário Regional da Legenda. O encontro está programado para as 9h30, na Câmara Municipal. Militantes e correligionários da legenda na Zona da Mata são esperados para discutir os rumos do processo eleitoral. Estão confirmadas as presenças do prefeito de Cataguases, Cesar Samor, do secretário municipal de Atividades Urbanas da Prefeitura de Juiz de Fora, Basileu Tavares, e do presidente estadual da sigla, o juiz-forano Wadson Ribeiro. Este último é nome certo nas urnas em outubro, quando voltará a tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados.


Mulheres

As práticas políticas e dos poderes legislativos foram alvos de debates ontem na Câmara, em evento organizado pela Escola do Legislativo de Juiz de Fora. O encontro contou com a participação de Florian Madruga, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, e teve como tema central a pequena participação da mulher na política. A presença de mulheres nos parlamentos brasileiros é uma das menores do mundo. Para a doutora em ciências políticas pela UFMG Ana Maria Prestes Rabelo, três fatores justificam a situação: a reprodução da estrutura do patriarcado, a estrutura política e a falta de valorização do papel social da mulher dentro dos partidos.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que a Justiça agiu corretamente ao permitir, por habeas-corpus, a soltura dos ativistas presos durante a Copa?