Publicidade

28 de Maio de 2014 - 06:00

Compartilhar
 

NÃO SABEM

Uma pesquisa publicada pelo Instituto Veritá na última segunda-feira dá força ao resultado da enquete publicada na edição de ontem da Tribuna, em que 77% dos participantes afirmaram não conhecer os pré-candidatos ao Governo de Minas. Segundo os números do levantamento, na consulta espontânea, 73,5% dos 3.077 eleitores ouvidos pelo instituto afirmaram que não sabem ou não responderam em quem irão votar em outubro para assumir o Palácio Tiradentes a partir do ano que vem. Entre os candidatáveis citados, há vantagem para o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Dilma Rousseff, Fernando Pimentel (PT), que aparece na dianteira, com 7,8% das intenções de votos. Na sequência, surgem o ex-ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso, Pimenta da Veiga (PSDB), com 4,3%, e o deputado federal Júlio delgado (PSB), com 1,2%.


Primeiro turno

Quando o instituto sugere os nomes de Pimentel, Pimenta e Júlio como candidatos, o cenário muda de figura, embora as posições permaneçam inalteradas. Neste levantamento, o pré-candidato petista mantém a ponta, com 61,2% dos votos, e venceria o pleito ainda no primeiro turno. O candidatável tucano volta a figurar na segunda posição, agora com 30,8%. Chama a atenção o fato de Júlio Delgado, que ainda não confirmou oficialmente sua pré-candidatura, aparecer com 8% das intenções de voto.


Segunda opção

O resultado é distinto quando os entrevistados responderam qual seria sua segunda opção ou segunda intenção de voto entre os nomes colocados como candidatos à sucessão estadual. Nesse cenário, Pimenta apareceu como escolha de 39,5% dos eleitores ouvidos, seguido muito de perto por Júlio, com 33,6%. Mais atrás, Fernando Pimentel foi lembrado por 26, 9% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 24 de maio e registrada no Tribunal Regional eleitoral de Minas Gerais com o número 18/2014.


Convite

O empresário Helder Abreu, de Muriaé, recebeu na última segunda-feira convite do presidente do PMDB em Minas, Antônio Andrade, pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Fernando Pimentel, para compor chapa ao Senado com Josué Gomes da Silva, que se filiou ao PMDB em outubro do ano passado. Helder ocuparia a primeira suplência do filho do ex-presidente José de Alencar. O empresário ficou muito grato pelo convite, principalmente por se tratar da composição com Josué, seu conterrâneo, ficando de analisar a proposta com seu grupo político.


Dilma em BH

O diretório do PT em Minas Gerais já se prepara para um encontro estadual que a legenda realiza neste fim de semana. O compromisso terá como destaque a presença da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pela legenda, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participam da abertura do evento nesta sexta-feira. Pré-candidato ao Governo, Pimentel também estará presente para debater com correligionários as diretrizes que devem nortear a elaboração do programa de governo que deve ser apresentado aos mineiros.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que a realização de blitze seria a solução para fazer cumprir a lei que proíbe jogar lixo nas ruas?