Paralisadas obras entre 040 e 353
Prevista para ser concluída em maio de 2015, a estrada que pretende ligar as rodovias MG-353 e BR-040 está com o futuro incerto. Faltando seis meses para vencer o prazo estipulado para conclusão da obra, o Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER/MG) paralisou as atividades em razão do já cumprimento das metas orçamentárias de 2014. Por isso, para que novas intervenções ocorram, segundo o departamento, é necessário aguardar a previsão do orçamento do próximo ano, a ser estabelecido pela equipe do governador eleito Fernando Pimentel (PT). No Portal da Transparência do Estado, é possível confirmar que a Camter Construções e Empreendimentos, empreiteira que realiza a obra após ter vencido concorrência pública, já executou R$ 27,2 milhões, de um custo estipulado em R$ 51 milhões para a conclusão de 15 quilômetros do acesso entre as duas rodovias.
Na manhã da última quarta-feira, a Tribuna esteve no trecho em obras e viajou no segmento a partir da BR-040, na altura da Barreira do Triunfo, Zona Norte, chegando até a MG-353, próximo à localidade de João Ferreira, em Coronel Pacheco. Sem pavimentação e com parte do traçado inacabado, a estrada que pretende ser o principal atrativo para alavancar o Aeroporto Regional como distribuidor de cargas de toda a Zona da Mata, hoje ainda é uma via vicinal, sem qualquer infraestrutura. Apesar disso, muitos carros já utilizam o trecho, que ainda é perigoso. Em alguns pontos, por exemplo, há curvas acentuadas com a possibilidade de transitar somente um veículo por vez. Em outros, montes de areia e restos de obra impedem a visualização do traçado que ainda está sendo criado.
No entanto, ao longo do percurso, a reportagem encontrou alguns operários e três tratores, concentrados em um raio de aproximadamente dois quilômetros, na altura do Bairro Náutico, Zona Norte de Juiz de Fora. A informação do DER/MG é que esta equipe realiza trabalhos de proteção ambiental e drenagem antes da paralisação completa das atividades.
Não há um prazo para a retomada da obra. Fato é que, visivelmente, é pouco provável que as intervenções sejam todas elas concluídas até o mês de maio, como o departamento havia previsto em setembro de 2013. Na ocasião, o governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou o início das intervenções e a previsão de terminar a estrada em 18 meses. Mas passados 14 meses, foram executados 53% do custo previsto para a obra, sendo R$ 6,5 milhões no exercício 2013 e mais R$ 20,6 milhões no exercício 2014, de acordo com dados obtidos no Portal da Transparência. Apesar do período curto e a certeza de que não haverá mais obras este ano, não há sinal de início da fase de acabamentos, como pavimentação e instalação de placas de sinalização.
A Tribuna entrou em contato com a equipe de Fernando Pimentel para falar do assunto. Segundo a assessoria do governo eleito, não é possível avaliar o futuro desta e de outras obras no momento, sendo que isso será feito somente quando for concluído o processo de transição, ainda em andamento. Procurada pela reportagem, a Camter informou que é apenas a contratada e todas as explicações devem ser fornecidas pelo DER/MG.
“Caminhos de Minas”
A construção de um novo acesso para o Aeroporto Regional, que também resultaria em redução do número de veículos pesados que hoje acessam o perímetro urbano de Juiz de Fora por meio do Bairro Grama, faz parte do programa “Caminhos de Minas”, do Governo do estado. Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que, “tão logo o governador eleito, Fernando Pimentel, assuma, vamos mobilizar todas as forças políticas da cidade para garantir a plena retomada das obras, devido à sua importância para toda a região”. O Executivo também lembrou que, no ano passado, na mesma época, as obras também foram paralisadas em razão das chuvas.
Quando anunciado, o projeto pretendia ser o maior da história do Estado no segmento rodoviário. Dos cerca de oito mil quilômetros de pavimentação previstos, em 251 trechos, 14 foram concluídos, totalizando investimentos realizados no valor de R$ 677.385.533,52, entre projetos de engenharia e obras de pavimentação. Atualmente, de acordo com o DER/MG, estão paradas 27 das 32 estradas em construção.