Publicidade

01 de Julho de 2014 - 20:18

Por Tribuna

Compartilhar
 

O candidato Aécio Neves (PSDB) está na frente com 43,8% na pesquisa de intenção de votos dos eleitores mineiros para a Presidência da República divulgada nesta terça-feira (1º) pelo jornal "Estado de Minas" e realizada pela MDA/EM Data. O levantamento mostra a presidente Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição, em segundo lugar com 31,9%. O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) aparece na terceira colocação, com 4,3%. O Pastor Everaldo (PSC) recebeu a indicação de 1,8% e outros candidatos, 1,3%. Brancos, nulos e indecisos somam 16,8%.

O levantamento também analisou a intenção de votos na modalidade espontânea, aquela em que os candidatos não são apresentados aos entrevistados. Nesta, Aécio continua na frente, mas com vantagem menor em relação à Dilma. O tucano foi lembrado por 27,1% dos eleitores, e a petista, citada por 24,7%. Eduardo Campos recebeu a menção de 1,9%. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não é candidato, foi citado por 1,2%. Marina Silva, que compõe a chapa de Eduardo Campos como candidata a vice-presidente, recebeu 0,9% das indicações.

Em três simulações de segundo turno, Aécio venceria nos dois cenários em que aparece. No primeiro deles, contra a candidata do PT, Aécio ganharia de Dilma por 49,7% a 35,5% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somaram 14,8%. Em uma disputa com Eduardo Campos, o tucano venceria com mais folga ainda: 63,7% a 14,4%. Brancos, nulos e indecisos somaram 21,9%. Em um terceiro cenário, na disputa entre Dilma e Campos, a petista leva vantagem por 45,3% a 30,9%. Indecisos e aqueles que pretendem votar em brancos ou anular o voto totalizaram 23,7%.

A pesquisa foi realizada entre 22 e 26 de junho e ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Baixo número de indecisos

Na segunda-feira, a pesquisa do "Estado de Minas" mostrou que 45% do eleitorado mineiro ainda não definiu seu voto para o governo do Estado. Porém, nos dados desta trça-feira, o levantamento da disputa para a Presidência mostrou que é baixo número de indecisos (7,1%) e daqueles que manifestaram a intenção de votar em branco ou nulo (9,7%). Uma explicação apresentada pelo diretor do MDA/EM Data, Marcelo Costa Souza, dá conta de que ambos os candidatos - Aécio e Dilma - são bem conhecidos no estado. O primeiro por ter sido governador por dois mandatos, e Dilma por ser a atual presidente da República. 

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você está evitando contrair dívidas maiores em função da situação econômica do país?