Publicidade

15 de Julho de 2014 - 08:16

Por Nathalia Carvalho

Compartilhar
 

O cadastramento para o voto em trânsito começa hoje e poderá ser feito na sede da Justiça Eleitoral em Juiz de Fora até o dia 21 de agosto, das 12h às 18h. Os eleitores que desejam solicitar a habilitação deverão apresentar documento oficial com foto e título de eleitor. Essa medida é válida apenas para o voto à Presidência da República e possibilita ao eleitor que esteja fora da cidade onde tem título vote em outro município, mesmo sem ter solicitado a transferência do documento. Na ocasião, o cidadão também poderá informar se deseja votar em primeiro, segundo turno ou nos dois.

De acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem se habilitar para o voto em trânsito só estará apto a votar na cidade que indicar e terá o nome excluído da lista de seção eleitoral de origem. Alterações e cancelamento da medida serão aceitos até o dia 21 de agosto. Os habilitados não precisarão justificar a ausência do voto para os cargos de governador, senador deputado federal e estadual.

Esta é a primeira vez que o voto em trânsito- oferecido apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores-, acontece em Juiz de Fora. Em 2010, a medida era autorizada para capitais. Em Minas, os municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia também recebem a prerrogativa. Conforme a resolução do TSE, a partir do dia 5 de setembro, os eleitores habilitados poderão consultar no site do tribunal (www.tse.jus.br) o novo local de votação.

Em Juiz de Fora, a sede da Justiça Eleitoral fica localizada na Rua Osório de Almeida425, Poço Rico.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que campanha corpo-a-corpo ainda dá voto?