Publicidade

01 de Abril de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) assinou nesta segunda-feira (31) portaria que nomeia Comissão Municipal de Avaliação de Projetos Comunitários (Comaprobairros), visando ao cumprimento da Lei 12.377, que institui a Política de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (Pró-bairros). O grupo vai escolher as propostas de cunho social a serem contempladas com verbas municipais. O edital para seleção dos projetos será publicado no dia 4 de abril. A Prefeitura vai disponibilizar, no total, R$ 65 mil em recursos. Como o teto do orçamento é de R$ 5 mil para cada bairro ou distrito, pelo menos 13 comunidades serão contempladas.

A comissão será formada por 12 integrantes, seis titulares e seis suplentes. Tanto para titulares quanto para suplentes, serão quatro representantes das entidades dos bairros, apontados pela União Juiz-Forana de Associações de Bairros e Distritos (Unijuf), e dois integrantes nomeados pela PJF. "A Prefeitura trabalha para valorizar as lideranças comunitárias, estando mais próxima às comunidades e ouvindo a população", destacou o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), durante o evento. Um dos principais defensores do Pró-bairros na Câmara Municipal, o vereador Wanderson Castelar (PT), disse à Tribuna que a publicação do edital "é uma vitória nos nove anos de luta do movimento comunitário desde o gestação do projeto de iniciativa popular que resultou no Pró-bairros, em 2005."

O período de inscrição previsto no edital é de 14 de abril a 30 de maio. Em junho, a comissão municipal vai fazer a análise documental das entidades cadastradas e a apreciação dos projetos. No dia 26 de junho, será publicada a relação dos projetos aprovados e, em agosto, serão liberadas as verbas. As entidades terão oito meses para executar as propostas. O evento contou com a participação do secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, do presidente da Unijuf, Geraldo Magella, lideranças comunitárias e vereadores.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da adoção de medidas, como tarifas diferenciadas e descontos, para estimular a redução do consumo de água?