Publicidade

21 de Março de 2014 - 19:22

Por Tribuna

Compartilhar
 

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Minas Gerais anunciou nesta sexta-feira (21) a criação de dois assentamentos rurais no estado. Os espaços têm capacidade para receber até 113 famílias. Conforme publicado no "Diário Oficial da União", o maior deles, o Dênis Gonçalves, está localizado na cidade de Goianá, vizinha a Juiz de Fora. O assentamento da Zona da Mata poderá abrigar até cem unidades familiares. O outro acampamento anunciado pelo Incra, o Nova Conquista II, está sediado na cidade Campo do Meio, no Sul de Minas.

A consolidação do assentamento Dênis Gonçalves acontece mais de dois anos após um decreto presidencial ter desapropriado a Fazenda Fortaleza de Sant'Anna para fins de reforma agrária, em dezembro de 2011. De fato, o Incra só tomou a posse das terras em agosto do ano passado. O valor pago pela desapropriação foi de R$ 11,5 milhões. O montante foi apurado por um laudo de avaliação que observou ainda que, apesar de apenas 1,9 mil hectares dos 4,6 hectares serem passíveis de exploração rural, a área apresenta potencial para atividades turísticas. A área vinha sendo alvo de ocupações por parte de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde março de 2010.

Já o assentamento Nova Conquista II, com capacidade para receber 13 famílias, foi criado nos 300 hectares onde existia a fazenda Ariadinópolis. A área foi doada ao Incra pela Secretaria de Patrimônio da União em setembro de 2011, que detinha a posse das terras como resultado de ações de execução fiscal por dívidas do antigo proprietário. Após a realização de vistorias, o local foi apontado como ideal para a plantação de grãos como milho e feijão, itens que já são cultivados. Já o acampamento de Goianá, devido a seu potencial hídrico, apresenta boas condições para o desenvolvimento de atividades rurais como pecuária leiteira, horticultura, produção de grãos e eucaliptos.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você já presenciou manifestações de intolerância religiosa?