Publicidade

10 de Fevereiro de 2014 - 20:17

Por Tribuna

Compartilhar
 

A candidatura do ex-ministro da Comunicação, Pimenta da Veiga (PSDB), que já parecia encaminhada, ganhou contornos reais nesta segunda-feira (10), após o anúncio feito pelo deputado federal Marcus Pestana (PSDB), que desistiu de lançar seu nome à sucessão do governador Antonio Anastasia. Durante entrevista coletiva realizada na sede do partido, em Belo Horizonte, Pestana afirmou que irá apoiar a empreitada de Pimenta. Presidente estadual do PSDB-MG, o deputado juiz-forano sai do páreo pouco mais de três meses após oficializar sua pré-candidatura no início de outubro, quando declarou que se sentia em condições de ser governador. Desde então, costurou apoio de políticos e vereadores tucanos no Estado, antes de deixar o caminho aberto para o ex-ministro. Em termos eleitorais, o parlamentar deve voltar suas baterias para tentar a reeleição à Câmara dos Deputados.

Cotado para integrar a coordenação de uma provável campanha presidencial do senador Aécio Neves (PSDB), a desistência de Pestana se justifica, principalmente, pela busca de um consenso dentro do partido em Minas. "Agradeço aos inúmeros líderes que apoiaram de forma entusiástica esta caminhada. Mas há momentos de avançar, e há momentos em que é preciso saber recuar. Política não é uma travessia solitária, é esforço de time, é obra de muitos. Retiro o meu nome do processo como pré-candidato a governador, para apoiar com todas as minhas energias e ferramentas políticas o nome do ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga", discursou o presidente estadual da legenda. Além da imprensa, o encontro reuniu prefeitos e outros lideranças partidárias.

Apesar da pista livre, Pimenta ainda fala como pré-candidato. A previsão é a de que a oficialização ocorra no próximo dia 20, em evento que deve reunir lideranças estaduais e nacionais do PSDB, como o senador Aécio Neve. Apesar de se manter em compasso de espera, a pré-campanha tucana ao Governo do estado parece já ter tido início. No último sábado, Pimenta esteve presente em Juiz de Fora durante a visita de Anastasia à cidade no último sábado, quando o governador inaugurou a Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste, o Samu Regional. Na ocasião, permaneceu longe dos holofotes. Todavia não desperdiçou oportunidades para costurar mais apoios, quando teve a oportunidade de se encontrar com várias lideranças da região.

Articulações

A tarde desta segunda foi mesmo de articulações para Pestana. Após desistir de sua pré-candidatura, o presidente estadual da legenda partiu para conversas com os deputados estaduais Dinis Pinheiro (PP), Carlos Mosconi (PSDB) e Bonifácio Mourão (PSDB). Dinis, que no ano passado trocou o PSDB pelo PP (do vice-governador Alberto Pinto Coelho), é um dos nomes cotados para a vaga de vice-governador na chapa que deve ser encabeçada por Pimenta. A composição teria ainda Anastasia como candidato ao Senado.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?