Publicidade

22 de Maio de 2014 - 10:38

Cerca de 4 mil pessoas, segundo estimativa do Sintufejuf, almoçaram do restaurante sem pagar nesta quinta

Por Tribuna

Compartilhar
 
Alunos formavam fila para entrar no restaurante
Alunos formavam fila para entrar no restaurante
Antes do ato, servidores discursaram na porta do estabelecimento
Antes do ato, servidores discursaram na porta do estabelecimento

Atualizada às 14h54

  Há 67 dias em greve, os servidores técnico administrativos da UFJF realizaram um "roletaço" no Restaurante Universitário (RU) do campus nesta quinta-feira (22). Antes da abertura do restaurante, alguns servidores discursaram sobre os motivos do ato e distribuíram panfletos explicativos. Os estudantes, que entraram no estabelecimento sem pagar, apoiaram a ação. 

  "Essa ação é para mostrar aos alunos que a greve não é contra eles e sim contra o descaso do Governo (federal) para com a categoria", alegou o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos das Instituições Federais de Ensino do Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Paulo Dimas. Os profissionais lutam pela fixação de uma data base, a fim de garantir aumento salarial superior à inflação, além de melhores vencimentos, pautas que foram negadas pelo Governo.

  Em discurso, os servidores enfatizaram os malefícios do processo de terceirização nas universidades federais. Um dos argumentos foi a perda de qualidade dos serviços prestados e o aumento da precarização do trabalho. Os servidores ainda relembraram o episódio da suposta carne estragada encontrada no restaurante.

  "Fechando o RU, os servidores estão colocando os estudantes contra eles. Com o roletaço, é uma forma deles conseguirem o nosso apoio", afirma Eduardo Gonzaga de Souza, 19 anos, aluno do curso de medicina. O secretário-geral do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) e aluno do curso de ciências sociais, Victor Cezar Rodrigues, fala que a ação conjunta dos servidores com o movimento estudantil "reflete na valorização do servidor público". Segundo Paulo, 500 usuários, além do público habitual, almoçaram no restaurante, totalizando a distribuição de cerca de quatro mil refeições.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você está evitando contrair dívidas maiores em função da situação econômica do país?