Publicidade

19 de Dezembro de 2013 - 13:46

Por Luciana Collet - Agencia Estado

Compartilhar
 

A demanda por transporte aéreo no País já tem mostrado sinais de crescimento e com o volume de passageiros previsto para dezembro, que tradicionalmente é mais forte que nos meses anteriores, deve permitir que o setor encerre o ano com estabilidade. A informação é do diretor de segurança e operações de voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Ronaldo Jenkins.

Pelos números compilados pela entidade, a evolução da demanda no acumulado em 12 meses é de uma leve alta de 0,36%, em relação ao total acumulado até o mês anterior. Já a oferta avançou 0,03%, na mesma base de comparação.

O presidente da entidade, Eduardo Sanovicz, salientou que o setor espera que nesta sexta-feira, 20, seja registrado número recorde de passageiros transportados em um só dia, número que pode alcançar entre 380 e 400 mil pessoas transportadas. O número foi estimado com base nas passagens emitidas e reservadas. "Amanhã será um grande teste, mas estamos preparados", disse, referindo-se ao plano de contingência que cada companhia elaborou para a operação de fim de ano.

Entre as medidas tomadas pelas empresas estão o reforço das equipes de frente (como check-in) em todos aeroportos e a revisão das escalas de trabalho, inclusive nos serviços de call center e ainda um número de aeronaves de reserva, que será de 15 ante 12 reservadas no ano passado, frente a uma frota de aproximadamente 500 aeronaves. "Mas das 12 no ano passado foram utilizadas apenas cinco ou seis", explicou Sanovicz.

Enquanto preveem recorde histórico de passageiros para um só dia, as aéreas enfrentam a possibilidade de uma greve de parte de seus funcionários justamente nesta sexta-feira. Os aeronautas (tripulantes e pilotos) realizam nesta quinta-feira, 19, assembleias para decidir se realizam uma paralisação ou aceitam a proposta das companhias aéreas.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você participa das celebrações da Semana Santa?