Publicidade

19 de Dezembro de 2013 - 11:31

Por Luciana Collet - Agencia Estado

Compartilhar
 

A demanda doméstica por transporte aéreo caiu 2% em novembro em relação a outubro e ficou em 7,4 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (RPKs), informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), nesta quinta-feira, 19. A oferta recuou 3,8%, na mesma comparação, para 9,3 bilhões de assentos-quilômetros oferecidos (ASK). Com isso, a taxa de ocupação (load factor) alcançou 79,38% no mês passado, acima dos 77,92% verificados em outubro.

Conforme a associação, considerando o dia a menos de duração em relação ao mês anterior, que provoca um diferença na casa dos 3% no período consolidado, o dado mostra "estabilidade no ritmo de evolução do mercado". No total, o número de passageiros transportados chegou a 6,6 milhões, 2% abaixo do verificado no mês de outubro.

Em relação a novembro de 2012, houve pequena elevação, de 0,4% na oferta, enquanto a demanda cresceu 4,4%, o que levou a um incremento de 3,1 pontos porcentuais na taxa de ocupação. A Abear informou ainda que a TAM manteve sua liderança no mercado, com 39,1% de participação, enquanto a Gol ficou com 36,6%, a Azul/Trip abocanhou 16,5% e a Avianca deteve 7,8%.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?