Publicidade

20 de Janeiro de 2014 - 14:58

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

A Agência Estado inicia, nesta segunda-feira, 20, a divulgação em primeira mão do Índice de Estoques FecomercioSP. O indicador mede mensalmente a percepção de adequação de estoques pelo comércio varejista na Região Metropolitana de São Paulo e sinaliza tendências para a atividade do setor. Os dados do levantamento são divulgados todo dia 20 de cada mês.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apura mensalmente a situação dos estoques de aproximadamente 600 empresas de comércio de bens duráveis, semiduráveis e não duráveis - cerca de 90% delas são de pequeno porte, com até 50 funcionários.

Calculado desde junho de 2011, o índice vai de 0 a 200 pontos. Números acima de 100 pontos indicam estoques adequados e abaixo desse patamar neutro são classificados como inadequados. Do porcentual de respostas com percepção de estoques inadequados, a entidade também desdobra a avaliação dos empresários em níveis "abaixo" ou "acima" do desejável.

"O indicador é um subsídio relevante para a indústria, que passa a ter um novo termômetro para a perspectiva de pedidos futuros", diz o diretor-presidente da FecomercioSP, Antonio Carlos Borges. Segundo ele, os dados do levantamento também podem ser usados em modelos que ajudem a traçar o rumo da atividade e da condução da política monetária.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você leva em consideração a escolaridade do candidato na hora de votar?