Publicidade

09 de Dezembro de 2013 - 05:34

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

A Alemanha reportou um superávit comercial ajustado menor que o esperado em outubro. O país recentemente foi criticado por não se esforçar para transformar o modelo baseado em exportações em uma economia com maior influência da demanda interna.

A balança comercial ajustada por efeitos de calendário caiu para 16,8 bilhões de euros em outubro, de 18,8 bilhões de euros em setembro e de 14,9 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. A previsão de economistas era de um superávit comercial de 17,8 bilhões de euros.

As exportações cresceram pelo terceiro mês consecutivo, segundo publicado pelo departamento federal de estatísticas da Alemanha. As exportações de bens subiram 0,2% na comparação mensal, para 92,9 bilhões de euros, enquanto as importações subiram 2,9%, para 76,1 bilhões de euros. Os dois números estão em termos ajustados.

No acumulado do ano até outubro, as exportações registram queda de 0,7% sobre o mesmo período de 2012, enquanto as importações caíram 1,5%.

Já o superávit em conta corrente da Alemanha superou as expectativas em outubro. Segundo números sem ajustes, a conta caiu para 19,1 bilhões de euros no mês, de 20,0 bilhões de euros em setembro e abaixo da projeção de 16,5 bilhões de euros. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você participa das celebrações da Semana Santa?