Publicidade

26 de Dezembro de 2013 - 12:21

Por Gabriela Vieira - Agencia Estado

Compartilhar
 

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) estima que as vendas do setor em 2014 deverão apresentar um crescimento real de 3% ante 2013. Assim como neste ano, a projeção de alta é puxada pela expectativa da abertura de 20 a 25 shoppings ao longo do próximo ano. O número, no entanto, representa queda em relação a 2013, quando 38 empreendimentos foram inaugurados em todo o País.

Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, desconsiderando a abertura de 16 mil novas lojas em 2013, a média das vendas em shoppings não cresceu na comparação com 2012. Alguns setores, disse Sahyoun, reportaram queda na comparação das vendas em mesmas lojas.

Como exemplo ele cita que o segmento de vestuário, na comparação mesmas lojas, apresentou queda de 2%. "Podemos considerar que este Natal foi o pior dos últimos cinco anos, o que salvou foi realmente o crescimento vegetativo das lojas", completou.

O aumento nominal de 8% em 2013 ficou abaixo do esperado pela entidade, que no início do ano acreditava em um crescimento de 10% a 11%. Considerando a inflação acumulado no ano, a alta real foi de 2,5%.

Ainda segundo Sahyoun, o câmbio é a principal preocupação do setor em 2014. "No próximo ano, o câmbio é o principal fator que preocupa o setor em relação ao risco inflacionário", explicou. Neste ano, a elevação do dólar, de acordo com a Alshop, gerou o aumento de preços em vários segmentos do varejo, incluindo o de vestuário, que tem grande peso para as vendas em shoppings.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?